Jukebox Sentimental: saiba sobre o mítico baixista do Guns N’ Roses
It´s So Easy and Other Lies conta a vida de Duff McKagan
atualizado
Compartilhar notícia
Ei, fã de rock’n’roll! Ainda dá tempo, se você for rápido o suficiente no gatilho, de ver, totalmente de graça, nos três últimos dias de fevereiro, no Bis Play, o documentário: It´s So Easy and Other Lies (2015). Trata-se da biografia de Duff McKagan, baixista do Guns N’ Roses.
O roteiro do filme é baseado em livro homônimo, lançado em 2011 e já esgotado no Brasil. Com direção de Christopher Duddy, a fita mescla cenas de shows do artista lendo trechos da obra acompanhado de bandas, com imagens de arquivo do roqueiro ainda jovem tentando a sorte pelos palcos de Seattle. Retrata-se o começo e auge no Guns N’ Roses, os problemas com as drogas e a bebida.
“Nós bebíamos 24 horas por dia”, conta o icônico guitarrista Slash, o único integrante da mítica banda que topou dar depoimento para o filme.
O projeto, que traz ainda trechos divertidos de animação, conta com entrevistas de familiares e amigos da adolescência de Duff, além de artistas e nomes ligados ao universo musical da época.
Diploma de economista
Caçula de oito irmãos, Duff, hoje com 54 anos, virou músico ao ser fisgado pela rebeldia iconoclasta do punk e do heavy metal. Antes de chegar à maioridade, no entanto, já tinha passagem por diversas bandas e perdido a conta de quantos carros roubados. Entre um delito e outro, se perdia na orgia de maconha e heroína.
Cansado da cena musical de Seattle, o artista então ruma para Los Angeles no começo dos anos 1980, onde esbarra com Slash num daqueles bares reluzentes da cidade dos anjos. O encontro fora motivado por um anúncio de jornal plantado pelo guitarrista procurando um baixista fã de Alice Cooper, Megadeth e Aerosmith.
Algumas passagens de It´s So Easy and Other Lies são cheias de surpresas. Uma delas é quando o baixista revela os detalhes de uma cirurgia feita às pressas para curá-lo de pancreatite causada pelo alcoolismo. Outra: o desafio de entrar para o curso de economia na Seattle University, aos 32 anos, entre sua saída do Guns e o surgimento do Velvet Revolver, banda que montou ao lado dos guitarristas Slash e Izzy Stradlin, nos idos dos anos 1990.
“Quando Duff passou a estudar economia, passou a entender a fundo como funciona a indústria musical, os direitos autorais, as publicações, as porcentagens e todos esses detalhes que ele queria entender”, avalia Slash.
Chama atenção, por exemplo, as particularidades de sua saída do Guns, no auge do sucesso da banda e a treta que arrumou com Axl Rose. Mas, como se vê, nem tudo são rosas no rock’n’roll, nem armas: desde 2016, o músico foi reintegrado ao seu posto de baixista, por direito, dessa que é uma das bandas mais relevantes da cena musical nos últimos 30 anos.