metropoles.com

Jota.Pê revela que hit indicado ao Grammy surgiu após caso de racismo

O cantor e compositor Jota.Pê foi indicado a três categorias do Grammy Latino e falou sobre como é ter seu trabalho reconhecido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de Jota.Pê - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Jota.Pê - Metrópoles - Foto: Reprodução

O cantor e compositor Jota.Pê é um dos grandes destaques brasileiros no Grammy Latino deste ano, que terá sua cerimônia de premiaação na próxima quinta-feira (14/11). Seu álbumSe Meu Peito Fosse O Mundo foi nomeado nas categorias de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Brasileira, Melhor Álbum de Engenharia de Gravação e Melhor Canção em Língua Portuguesa com a faixa Ouro Marrom.

Para Jota.Pê, a recepção do trabalho pelo público reflete a sinceridade de seu processo artístico. “A música não mente, se você é honesto com o que sente, o público percebe e se conecta com isso”, disse em entrevista ao Metrópoles.

Não à toa, Se Meu Peito Fosse O Mundo, atingiu milhões de plays nas plataformas digitais em pouco tempo, desde seu lançamento em março deste ano. A conexão com o público se dá pela autenticidade, elemento central da musicalidade Jota.Pê, ainda segundo o músico.

A faixa do disco indicada ao Grammy, Ouro Marrom, é uma combinação de narrativa social com experiência pessoal, algo que Jota.Pê costuma fazer em suas canções. Ele conta que a música foi inspirada em um episódio de racismo sofrido pela ex-mulher do comediante Yuri Marçal, a atriz Jeniffer Dias, e carrega uma mensagem de esperança.

5 imagens
Jota.Pê
Além do projeto solo, ele tem uma dupla chamada ÀVUÀ
Jota.Pê
Jota.Pê
1 de 5

Jota.Pê teve 3 indicações ao Grammy Latino

Reprodução
2 de 5

Jota.Pê

Reprodução
3 de 5

Além do projeto solo, ele tem uma dupla chamada ÀVUÀ

Reprodução
4 de 5

Jota.Pê

Reprodução
5 de 5

Jota.Pê

Reprodução

“Lembro de ver a notícia e ficar com bastante raiva, mas logo na sequência vi um post da Bruna Black, minha dupla no ÀVUÀ, falando sobre a filha dela, sobre o quanto tava amando o processo de ser mãe e isso me fez lembrar que não somos só as nossas dores, isso me fez compor a letra”, explicou.

O duo citado por Jota.Pê, em parceria com Bruna Black, é famoso pelas canções Comum e Abrigo, e faz com que o artista possa expandir ainda mais sua criatividade. “Amo muito fazer música, sempre vou querer brincar com possibilidades. E o fato de sermos muito amigos também ajuda na conciliação de projetos”, salienta.

Influências e carreira internacional

A mistura de ritmos brasileiros, de Jorge Ben a Chico Science, e a fusão de gêneros como o manguebeat e o samba são marca registrada do trabalho de Jota.Pê.

“O artista reflete o que vive, o que escuta, o que lê”, disse ele, revelando que sua musicalidade diversa é fruto de uma vida permeada por várias referências culturais, dos discos de MPB e pagode dos pais, ao rap e rock da juventude.

As experiências internacionais de Jota.Pê, como suas três turnês pela Europa e a participação no projeto ColorsxStudios, também agregaram à sua carreira e o fizeram enxergar como a música brasileira é vista no exterior. “Nossa música é muito amada e respeitada no mundo todo”, enfatizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?