metropoles.com

João Gilberto morre aos 88 anos

O cantor, um dos criadores da bossa nova, faleceu no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilton Junior/Estadão Conteúdo
João Gilberto - Metrópoles
1 de 1 João Gilberto - Metrópoles - Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Um dos criadores da bossa nova, João Gilberto morreu aos 88 anos, neste sábado (06/07/2019), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por João Marcelo Gilberto, um dos filhos do cantor. O artista, que se manteve isolado nos últimos anos, apresentava delicado estado de saúde. A causa do óbito ainda é desconhecida.

“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da independência. Agradeço minha família por estar aqui por ele”, escreveu o filho do cantor em post nas redes sociais. O artista deixa três filhos, João Marcelo, Bebel Gilberto e Luisa.

Nos últimos 10 anos, o artista manteve uma vida reclusa. Além da decadência física por conta da idade, João Gilberto enfrentou problemas de dinheiro e disputas familiares públicas. À parte esses episódios, o cantor é um dos nomes mais importantes da música brasileira.

3 imagens
João Gilberto foi um dos ícones da MPB e da bossa nova
1 de 3

Já debilitado, o cantor e compositor João Gilberto aparece ao lado de familiares

Reprodução/Facebook
2 de 3

João Gilberto foi um dos ícones da MPB e da bossa nova

Divulgação
3 de 3

Reprodução
Bossa nova

Ícone da música popular brasileira, João Gilberto é conhecido como um dos criadores da bossa nova. Tudo começou há exatos 61 anos, em abril de 1958, quando a diva Elizeth Cardoso gravou o histórico disco Canção de Amor de Mais. Emblemático porque no álbum um jovem baiano que nem foi creditado tocava duas canções, uma delas a icônica Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A obra trazia a pegada e o suingue sensacional do violão de João Gilberto.

Marco da fundação da bossa nova, o disco Chega de Saudade, o primeiro da carreira de João Gilberto, foi lançado em março de 1959 pela EMI-Odeon. A faixa-título do LP, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, virou o grande sucesso da época e também o ícone da bossa nova.

O disco contava com 12 faixas, entre elas, Desafinado (Newton Mendoça/Tom Jobim), Rosa Morena (Dorival Caymmi) e Saudade Fez um Samba (Carlos Lyra/Ronaldo Bôscoli).

“Na minha opinião, João Gilberto se transformou no marco zero da bossa nova, ou seja, num samba-canção bossa nova”, disse, em entrevista ao Metrópoles, o pesquisador Jairo Severiano. “Ele valorizou o tempo fraco”, observou o especialista Zuza Homem de Mello.

O legado de João Gilberto, bem como seu disco seminal Chega de Saudade, abriu espaço para uma grande geração de músicos brasileiros, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Tom Zé.

Carreira

Ao todo, João Gilberto lançou 12 discos de estúdio. O último deles foi João Voz e Violão, divulgado em 2000. Ao longo da carreira, foram 21 coletâneas e inúmeras participações com outros artistas brasileiros.

Trajetória

Filho de Juveniano Domingos de Oliveira e de Martinha do Prado Pereira, João nasceu em Juazeiro da Bahia, em 1931. Aos 18 anos, foi para Salvador, onde começou a trabalhar na Rádio Sociedade da Bahia.

Em 1957, chegou ao Rio de Janeiro. Foi na Cidade Maravilhosa que, ao lado de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, fundou um dos mais prestigiados estilos musicais brasileiros, a bossa nova.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?