Hyperpop: tendência sai do Reddit para as pistas de Brasília
Dois produtores culturais do DF falam suas expectativas com os seus novos selos focados no estilo
atualizado
Compartilhar notícia
Querendo inovar a cena de entretenimento LGBTQIAP+, produtores da cena eletrônica de Brasília apostam cada vez mais em um ritmo em ascensão nas casas noturnas do país: o hyperpop. É o caso dos produtores Allan Montalvão, da festa Hype, que acontece nesta sexta-feira (9/6), na Victoria Haus; e Vitor Eloi, idealizador da festa Fairy, marcada para o Birosca, no dia 16 deste mês.
Já Victor Eloi, da Fairy, diz que o hyperpop é um subgênero do pop que tem feito um barulho interessante há um bom tempo. “Tanto na internet como em pistas, um subgênero nascido sem planejamento da indústria musical para ser um produto, já que o mesmo surgiu e cresceu graças a artistas que queriam fazer um pop do jeito deles”, disse o produtor.
Allan Montalvão acredita que a aceitação do público era o maior desafio para emplacar um novo gênero na cena local. “Muitas vezes, o público é tão acostumado ‘com o mais do mesmo’ que acaba não se abrindo para novidades. Não busca entender o conceito do que está sendo proposto pela festa ou pelo DJ e, se chega a ir à festa, passa um feedback negativo”, analisa.
A disseminação do gênero, que está cada vez mais presente no mercado fonográfico brasileiro com a volta da estética dos anos 2000, se ancora também em artistas já renomados, como Pabllo Vittar e Chamaleo, considerados precursores do hyperpop nacionalmente.
O termo que deu nome ao hyperpop não foi criado por profissionais da indústria da música ou pelos próprios músicos desse estilo, mas sim por fóruns do Reddit. As músicas desse estilo são caracterizadas por terem um som muito brilhante, um baixo distorcido e vocais agudos. Além disso, sons artificiais como sintetizadores e percussões metálicas estão muito presentes.
As duas festas ocorrem no mês de junho, e prometem movimentar o quadradinho. A Hype será nesta sexta (9/6), na boate Victoria Haus, localizada no SAAN, a partir das 23h. A Fairy acontece no dia 16/06, no Birosca do Conic, a partir das 22h
Muryllo Hernandez, especial para o Metrópoles.