metropoles.com

Hitmaker: Ed Sheeran faz salada de fruta pop no bom disco No.6

O cantor mostra a expertise em emplacar sucessos no novo disco, feito em parceria com grandes nomes da indústria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Europa Press News/Europa Press via Getty Images
Ed Sheeran Concert At Wanda Metropolitano In Madrid
1 de 1 Ed Sheeran Concert At Wanda Metropolitano In Madrid - Foto: Europa Press News/Europa Press via Getty Images

Nos últimos anos, o rap tem dominado o cenário pop masculino. Mas o gênero que revelou nomes como Prince e Michael Jackson ainda conserva grandes hitmakers. Um dos mais atuantes é, sem dúvidas, Ed Sheeran – uma espécie de Lulu Santos global!

Calma, antes de digitar inúmeros xingamentos no Twitter, entenda o ponto de vista: Lulu Santos, nas décadas de 1980 e 1990, emplacava sucessos a perder de vista nas paradas brasileiras. Sheeran, atualmente, repete isso em escala global: cada lançamento vem acompanhando de milhões de views e streams.

O cantor britânico intensifica a toada com seu disco No.6 Collaborations Project. Lançado há cerca de uma semana, o álbum traz 15 faixas, todas gravadas em parceria com a nata do mundo pop. Tem Justin Bieber, Travis Scott, Camila Cabello, Khalid, Cardi B, Eminem, 50 Cent, Skrillex e Bruno Mars!

É tanto featuring que fica quase impossível enxergar uma identidade musical no álbum. As músicas passam pelo rap, pop, balada, eletrônico e latinidade – elemento cada vez mais presente no mercado internacional. Essa salada de fruta musical é a força do disco: tem para todos os gostos.

Sheeran é um expert em ranking, sempre frequentando o topo das paradas. Em No.6, o popstar não criou um disco stricto sensu: aquela papo de storytelling. É uma lista de singles, que, apesar de pouco coerentes entre si, são boas músicas.

Quatro faixas do disco já estão no Hot 100 da Billboard. São elas I Don’t Care (com Justin Bieber), Beautiful People (Khalid), Cross Me (Chance The Rapper e PNB Rock) e Blow (Chris Stapleton e Bruno Mars). No entanto, No.6 não aparece no Hot 200 – que lista os álbuns mais cotados do momento.

Além dos singles que figuram na lista da Billboard, o disco traz boas surpresas: South of The Border (feat. Camila Cabello e Cardi B) traz o violão com batida pop de Sheeran, o rap de Cardi B e a voz latina da cubana.

Ao lado do também britânico Stormzy, Sheeran mostra como se entende com o parceiro – eles cantaram Castle On The Hill e Shape of You no Brit Awards 2017 – em Tack Me Back To London. 1000 Nights (feat. Meek Mill & A Boogie Wit da Hoodie) também traz o mix de pop e hip-hop de forma bem sucedida.

No meio de tantas influências, Sheeran se destaca naquilo que faz bem desde o começo da carreira: hits pops radiofônicos. I Don’t Want Your Money (parceria com H.E.R) é a faixa mais catchy do disco – fica aí a torcida para virar um single!

No.6 pode até parecer um catado de singles – dá até a sensação de ser uma playlist tipo This Is Ed Sheeran –, mas os elementos desse cozido pop são músicas boas e dançantes. Vale a pena!

Avaliação: Bom

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?