Hitmaker: Ed Sheeran faz salada de fruta pop no bom disco No.6
O cantor mostra a expertise em emplacar sucessos no novo disco, feito em parceria com grandes nomes da indústria
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos anos, o rap tem dominado o cenário pop masculino. Mas o gênero que revelou nomes como Prince e Michael Jackson ainda conserva grandes hitmakers. Um dos mais atuantes é, sem dúvidas, Ed Sheeran – uma espécie de Lulu Santos global!
Calma, antes de digitar inúmeros xingamentos no Twitter, entenda o ponto de vista: Lulu Santos, nas décadas de 1980 e 1990, emplacava sucessos a perder de vista nas paradas brasileiras. Sheeran, atualmente, repete isso em escala global: cada lançamento vem acompanhando de milhões de views e streams.
O cantor britânico intensifica a toada com seu disco No.6 Collaborations Project. Lançado há cerca de uma semana, o álbum traz 15 faixas, todas gravadas em parceria com a nata do mundo pop. Tem Justin Bieber, Travis Scott, Camila Cabello, Khalid, Cardi B, Eminem, 50 Cent, Skrillex e Bruno Mars!
É tanto featuring que fica quase impossível enxergar uma identidade musical no álbum. As músicas passam pelo rap, pop, balada, eletrônico e latinidade – elemento cada vez mais presente no mercado internacional. Essa salada de fruta musical é a força do disco: tem para todos os gostos.
Sheeran é um expert em ranking, sempre frequentando o topo das paradas. Em No.6, o popstar não criou um disco stricto sensu: aquela papo de storytelling. É uma lista de singles, que, apesar de pouco coerentes entre si, são boas músicas.
Quatro faixas do disco já estão no Hot 100 da Billboard. São elas I Don’t Care (com Justin Bieber), Beautiful People (Khalid), Cross Me (Chance The Rapper e PNB Rock) e Blow (Chris Stapleton e Bruno Mars). No entanto, No.6 não aparece no Hot 200 – que lista os álbuns mais cotados do momento.
Além dos singles que figuram na lista da Billboard, o disco traz boas surpresas: South of The Border (feat. Camila Cabello e Cardi B) traz o violão com batida pop de Sheeran, o rap de Cardi B e a voz latina da cubana.
Ao lado do também britânico Stormzy, Sheeran mostra como se entende com o parceiro – eles cantaram Castle On The Hill e Shape of You no Brit Awards 2017 – em Tack Me Back To London. 1000 Nights (feat. Meek Mill & A Boogie Wit da Hoodie) também traz o mix de pop e hip-hop de forma bem sucedida.
No meio de tantas influências, Sheeran se destaca naquilo que faz bem desde o começo da carreira: hits pops radiofônicos. I Don’t Want Your Money (parceria com H.E.R) é a faixa mais catchy do disco – fica aí a torcida para virar um single!
No.6 pode até parecer um catado de singles – dá até a sensação de ser uma playlist tipo This Is Ed Sheeran –, mas os elementos desse cozido pop são músicas boas e dançantes. Vale a pena!
Avaliação: Bom