metropoles.com

Ao Metrópoles, Gilsons celebram herança musical de Gilberto Gil

Formada por José, João e Fran Gil, filho e netos de Gilberto Gil, a banda Gilsons se apresenta em Brasília, no Na Praia, nesta sexta (13/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Lucas Nogueira
Fotografia colorida mostrando a banda Gilsons - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando a banda Gilsons - Metrópoles - Foto: Lucas Nogueira

Formada por José, João e Fran Gil, filho e netos do ícone da música brasileira Gilberto Gil, o grupo Gilsons carrega no sangue uma herança musical rica e diversa, que reflete diretamente em sua identidade artística. O grupo se apresenta em Brasília nesta sexta-feira (13/9), no Na Praia, e promete um show cheio de surpresas e misturas musicais.

A influência de Gilberto Gil na trajetória da banda é inegável. Para João Gil, a maior herança deixada pelo avô não se limita à conexão familiar, mas se estende à liberdade criativa e à mistura de gêneros, marcas registradas do lendário artista.

“A gente é muito fã da obra, muito fã de tudo que ele criou”, disse João em entrevista ao Metrópoles. “A grande herança, no caso, é justamente você ter essa liberdade para se experimentar e não ter receio de misturar. A gente acredita muito na mistura.”

Os Gilsons combinam elementos tradicionais, como o violão e os tambores, com influências modernas, como beats eletrônicos e programações, trazendo uma sonoridade única que conversa com públicos de diferentes gerações.

“A gente é dessa geração que cresceu ouvindo as músicas mais tradicionais, mas também ouvindo as músicas de hoje. Então, a gente gosta de brincar nesse lugar, de fazer essa mistura do que a gente gosta atualmente com o que a gente gosta de mais antigo”, completa João.

6 imagens
O grupo Gilsons é formado por João Gil, Francisco Gil e José Gil
Francisco Gil
José Gil
Gilsons
Artista tocaram no festival pé na areia na noite dessa sexta-feira (11/8)
1 de 6

O Gilsons é formado por um dos filhos e dois dos netos de Gilberto Gil

Foto: Instagram/Reprodução
2 de 6

O grupo Gilsons é formado por João Gil, Francisco Gil e José Gil

BS Fotografias/ Divulgação
3 de 6

Francisco Gil

BS Fotografias/ Divulgação
4 de 6

José Gil

BS Fotografias/ Divulgação
5 de 6

Gilsons

Lucas Nogueira
6 de 6

Artista tocaram no festival pé na areia na noite dessa sexta-feira (11/8)

BS Fotografias/Divulgação

Sucesso que veio “devagarinho”

Formada de maneira discreta em 2018, a banda enfrentou desafios como a pandemia, que interrompeu seus primeiros planos de gravações e turnês. “A gente começou de uma forma muito despretensiosa. Nossos primeiros shows não tinham nem nome ainda”, lembra João.

Foi durante o período de isolamento que o grupo apostou nas parcerias, colaborando com artistas como Murilo Chester, Jotapê e Rachel Reis. “A gente acredita muito em parcerias”, diz João.

O sucesso da banda chegou ao Brasil todo com o lançamento da canção Várias Queixas e em seguida se consolidou com o primeiro álbum, Pra Gente Acordar.

“Foi a realização de um sonho. A gente sempre quis ter um trabalho completo que desse a cara de fato do que é o Gilsons. E isso se materializou no primeiro álbum”, comenta João. A partir desse lançamento, o trio percorreu o Brasil e realizou suas primeiras turnês internacionais, incluindo apresentações na Europa e nos Estados Unidos.

Sobre os futuros projetos, João revela que a banda está focada em parcerias e lançamentos isolados antes de pensar em um segundo álbum. “Estamos desenvolvendo e conversando bastante. Temos outras coisas que vão aparecer logo, logo”, adianta.

Na Praia

Para o show desta sexta-feira no Na Praia, Os Gilsons prometem uma apresentação especial, com a presença de duas convidadas de peso: Rachel Reis, que colaborou com a banda na faixa Bateu, e Luedji Luna, uma das vozes mais celebradas da música contemporânea brasileira.

“A gente está muito feliz de ter as duas no palco. São duas artistas que a gente admira muito, não só musicalmente, mas como pessoas e artistas completas”, ressalta João.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?