metropoles.com

Funk tipo exportação: ritmo cresce 3.421% fora do Brasil

Conheça os funkeiros mais ouvidos pelos gringos nas plataformas de streaming

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Indecente
1 de 1 Indecente - Foto: Divulgação

Por muito tempo, o funk carioca lutou para sair da favela e ser reconhecido como parte da cultura do país – em caminho parecido ao do samba. Conseguiu, mas não se deu por satisfeito. Graças a nomes como Anitta, MC Fioti, Kevinho e Nego do Borel, entre outros, o ritmo saiu das fronteiras do Brasil e conquistou fãs no mundo todo. Prova disso é a recente pesquisa realizada pelo Spotify, onde o consumo das playlists do estilo cresceu 3.421%.

De acordo com o relatório da plataforma, os Estados Unidos é o país que mais ouve funk fora do Brasil, seguido por Portugal e Argentina. É inegável o impulso dado pela internet para o ritmo se consolidar e expandir como um gênero universal. E os artistas têm mostrado saber utilizar a ferramenta a seu favor.

Uma das peças fundamentais para a popularização do funk é Anitta. A “sensação da favela” como ressalta J.Balvin, em Machika, conseguiu emplacar três hits em terras gringas só em 2018: Paradinha, Vai Malandra e Indecente. Atrás da carioca, seguem  MC Fioti, Kevinho, Zaac, Yuri Martins, Dennis DJ, MC Jhowzinho, MC Kadinho e Jerry Smith.

Veja quais são os 10 hits mais ouvidos fora do Brasil:

6 imagens
Este anos, MC Kevinho conseguiu o 14º lugar na lista de funks mais ouvidos pelos estrangeiros no spotfy
No entanto, é um bom caminho que a cantora tem que percorrer
Mesmo assim, muita gente o criticou
MC Jhowzinho e MC Kadinho estão em 5º com Agora Vai Sentar
No Complexo Fora do Eixo
1 de 6

Divulgação
2 de 6

Este anos, MC Kevinho conseguiu o 14º lugar na lista de funks mais ouvidos pelos estrangeiros no spotfy

Divulgação
3 de 6

No entanto, é um bom caminho que a cantora tem que percorrer

Divulgação
4 de 6

Mesmo assim, muita gente o criticou

Divulgação
5 de 6

MC Jhowzinho e MC Kadinho estão em 5º com Agora Vai Sentar

Divulgação
6 de 6

No Complexo Fora do Eixo

Divulgação

Duos internacionais
O pontapé nas parcerias com estrangeiros também foi dado por Anitta. Em 2016, a cantora escolheu dois colombianos: Maluma, em Sim ou Não, e J.Balvin, com Ginza – que depois fez duo com a morena em outras duas faixas Downtown Machika.

A criadora do quadradinho também soma participações em singles com os DJs Alesso, Is That For Me e Major Lazer, Sua Cara. Além dos cantores norte-americanos Iggy Azalea, Switch, e Poo Bear, Will I See You. Segundo funk mais ouvido pelos gringos no Spotify, Olha a Explosão chamou a atenção de nomes como French Montana (Marrocos / EUA), Nacho (Venezuela / EUA) e 2 Chainz (EUA) e ganhou releitura.

Estourado no Brasil com mais de 874 milhões de visualizações no YouTube, o Bum Bum Tam Tam de MC Fioti ganhou uma nova versão com o feat de J. Balvin (Colômbia), Stefflon Don (Reino Unido), Future (EUA) e Juan Magán (Espanha). Sexto lugar no ranking, Você Partiu Meu Coração, de Nego do Borel, Anitta e Wesley Safadão virou Corazón, na voz de Maluma.

Influenciados por brasileiros, alguns artistas aventuram-se nas batidas do funk. Exemplo disso é a dupla israelense Static & Ben-EL Tavori que arriscou em Tudo de Bom, não só as batidas do funk, mas algumas palavras em português.  A ideia dos cantores deu certo e a música gerou bastante burburinho, ultrapassando 48 milhões de views no YouTube. Recentemente, até Jennifer Lopez incluiu o ritmo em seu repertório. El Anillo, lançado em abril deste ano, soma 99 milhões de views.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?