Finalista de prêmio, cantor brasileiro é alvo de xenofobia em Portugal
O brasileiro Leo Middea conquistou uma vaga em prêmio de Portugal, com a música Doce Mistério e tem sofrido com xenofobia
atualizado
Compartilhar notícia
O carioca Leo Middea é finalista do Festival da Canção, em Portugal, mas tem enfrentado muito mais que a pressão do concurso. Ele, que leva o Brasil para a competição pela primeira vez em 60 anos, passou a sofrer com ataques xenofóbicos e racistas nas redes sociais.
“Os ataques começaram quando a música foi lançada, em janeiro. Mas, depois que eu me tornei o primeiro brasileiro em uma final do Festival da Canção, a coisa ganhou outra proporção”, explicou Middea ao jornal Folha de S. Paulo. Ele lançou a música Doce Mistério, letra que conquistou os jurados da premiação e o levou até a final.
Ele lembra que muitas pessoas criticaram o sotaque dele como se fosse “uma coisa nojenta” e que não é boa de escutar. “Realmente, coisas muito maldosas”, pontuou o artista. Mesmo tentando ignorar a maior parte dos ataques, o cantor afirmou que a situação ficou insustentável, mas teve um lado bom.
“Eu estava inseguro sobre expor essa situação, mas depois eu me senti aliviado. Agora eu tenho recebido muitas mensagens de apoio. Eu não sabia o que ia acontecer, mas tem rolado uma onda de amor muito bonita de acompanhar.”
A “onda de amor” citada pelo artista é uma referência a mensagens de carinho que tem recebido nas redes sociais após revelar os ataques xenofóbicos. Inclusive de alguns portugueses.
Mesmo sendo nascido no Brasil, Leo Middea vive em Portugal e é radicado em Lisboa desde 2017. Para o novo lar, ele levou fortes referências da música brasileira e quis mostrar isso quando foi convidado para se apresentar no Festival da Canção.
“Decidi fazer música como sempre faço, sem me adaptar. Uma música brasileira integrando tudo, como eu sempre fiz aqui em Portugal”, contou. Mas ele também trabalha as vivências portuguesas em trabalhos como Lisbon, Lisbon e Freguesia de Arroios.
Leo Middea concorre agora com outras 12 pessoas. Todos vão se apresentar ao vivo neste sábado (9/3) e serão avaliados tanto pelos jurados, quanto pelo público. Sendo que os desempates levam em consideração o voto popular.
Quem é Leo Middea
O brasileiro nasceu na cidade de Taquara, no Rio de Janeiro e hoje vive em Lisboa, capital de Portugal. Ele é um dos novos expositores da MPB e trabalha referências do estilo junto aos aprendizados sobre a música portuguesa. Recentemente, fez uma série de shows pela Europa e lotou todos.
Ativos nas redes sociais, ele costuma aparecer sorrindo e compartilha bastidores do dia a dia e de momentos de intimidade com a música, além de shows e participações em programas.