metropoles.com

Entre o medo e a esperança: veja as músicas da pandemia de Covid-19

Mil entrevistados pela agência Leo Burnett consideram que O Dia em que a Terra Parou, de Raul Seixas, é a canção que mais remete à crise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
raul seixas 5
1 de 1 raul seixas 5 - Foto: Divulgação

Uma música de 1977, inspirada em um filme de ficção e gravada por um dos maiores artistas da cultura nacional virou uma espécie de hino da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se de O Dia Em Que a Terra Parou, de Raul Seixas, apontada como a música que melhor descreve o atual momento: o resultado está no estudo da agência de propaganda Leo Burnett em parceria com a MindMiners.

A pesquisa faz um retrato emocional dos brasileiros em meio à pandemia do coronavírus. Com mil respondentes, a empresa mostrou quais são as músicas, segundo os entrevistados, que mais representam o momento de crise que estamos vivendo.

De acordo com o estudo, O Dia Em Que a Terra Parou, de Raul Seixas, é a canção que mais remete à pandemia, ficando em primeiro lugar no Top 10. O principal tema da música é a paralisação: ninguém saiu de casa para fazer suas atividades, pois sabiam que o planeta também se manteria recluso.

“Essa música, escolhida por tantas pessoas, nos diz muito sobre tudo o que estamos sentindo durante essa pandemia. A faixa traz a sensação de um tempo distópico, de paralisação compulsória e de impotência”, avaliam os autores do estudo.

Em segundo lugar aparece Trem-Bala, de Ana Vilela, e Dias Melhores, do Jota Quest, em terceiro. As canções são seguidas por Tempo Perdido, do Legião Urbana; Porque Ele Vive, de André Valadão e César Menotti & Fabiano; Girassol, de Whindersson Nunes e Priscilla Alcântara; Pais e Filhos, de Legião Urbana; Paciência, de Lenine; Imagine, de John Lennon; e Vai Passar, de Eliane Fernandes.

7 imagens
Raul Seixas
Ana Vilela
Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, é o detentor dos direitos autorias do cantor
John Lennon
Roberto Carlos
1 de 7

Top 10 músicas mais associadas à pandemia, segundo a Leo Burnett

Divulgação
2 de 7

Raul Seixas

Divulgação
3 de 7

Ana Vilela

Reprodução
4 de 7

Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, é o detentor dos direitos autorias do cantor

Ricardo Junqueira/Divulgação
5 de 7

John Lennon

Reprodução
6 de 7

Roberto Carlos

Globo/Divulgação
7 de 7

Lenine

Flora Pimentel/Reprodução

Em comum, as músicas misturam nostalgia e letras que falam de reflexão e esperança. “Embora ainda não saibamos como vencer esse inimigo, e como normalizar a situação, a ideia de que estamos caminhando e tentando sair dessa é uma força importante que nos dá aquele alívio”, indica a pesquisa.

Raul Seixas, Legião Urbana e Roberto Carlos, por sua vez, são os três, músicos/bandas mais citados, respectivamente.

Além disso, entre os gêneros musicais, o gospel foi o escolhido como o que melhor representa este momento (29%). Ainda no ritmo sonoro, com a falta de perspectiva de futuro, a viagem ao passado tem se tornado uma escolha poderosa: 43% lembraram hits que marcaram a década de 2010.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?