metropoles.com

Entenda por que a banda Oasis se separou há 15 anos

Uma briga entre os irmãos Liam e Noel Gallagher provocou o rompimento da banda nos bastidores de um show em Paris

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Samir Hussein/Getty Images
Foto colorida da banda Oasis - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da banda Oasis - Metrópoles - Foto: Samir Hussein/Getty Images

A banda Oasis anunciou o retorno nesta terça-feira (27/8) após 15 anos de hiato. O grupo estava separado desde 28 de agosto de 2009, data em que se apresentariam no Rock en Seine, em Paris, quando os irmãos Liam e Noel Gallagher brigaram nos bastidores do festival. 

O desentendimento terminou em uma guitarra quebrada, leiloada em 2022 por 385 mil euros, e o anúncio de que o show não iria ocorrer. “Informo que, infelizmente, neste momento no Rock en Seine, Liam e Noel brigaram. A banda não existe mais. Vocês podem acessar o site do Oasis e Noel explicará sobre a briga e o fim de sua história com Liam”, disse um dos diretores do festival na ocasião, Salomon Hazot, em francês e inglês. 

As explicações logo vieram no site da Oasis. “É com um pouco de tristeza e grande alívio que digo-lhes que estou deixando o Oasis. As pessoas vão escrever e dizer o que quiserem, mas é impossível continuar trabalhando com Liam por mais um dia. Minhas desculpas a quem comprou ingressos”, escreveu Noel, que era guitarrista do grupo. 

Briga nos bastidores

Quem ouviu quando tudo ocorreu foram os jornalistas presentes, como explica o repórter musical do jornal francês Le Figaro Olivier Nuc em entrevista à Agência France-Presse. “Naquela época, a área VIP a que a imprensa tinha acesso ficava bem ao lado dos camarins, simplesmente separada por uma divisória de bambu. E em um certo momento, ouvimos barulhos estranhos, gente gritando, uma espécie de estrondo. Três minutos depois, vejo um dos organizadores correndo pela área VIP. Algo tinha acontecido. E então o boato começa a aumentar: o Oasis não vai se apresentar”, lembrou. 

Na época, o diretor geral do Rock en Seine, François Missonnier, contou aos repórteres que a briga entre os irmãos começou por um motivo desconhecido por ele. Noel chegou a ir embora do evento e ninguém o convenceu de retornar para o show. “Quando descobrimos que Noel havia saído do festival, achamos que era brincadeira”, relembra o então responsável pela comunicação e atual diretor do Rock en Seine, Matthieu Ducos. 

Agora, ele deixa o convite aberto para que eles voltem aos palcos do festival 15 anos após o desastre. “[Seria] apoteótico um show de retorno como este”, avalia Ducos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?