metropoles.com

Em ritmo de festa e protesto, Carnaval Silencioso reivindica espaços da cidade para diversão

Quinta edição do bloco, realizado pela Andaime Cia. de Teatro, sai do bar Beirute às 20h, nesta sexta-feira (18/12), e caminha rumo ao Pinella, na 408 Norte, alvo de operação do GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Rieck/Divulgação
Fernando Rieck/Divulgação
1 de 1 Fernando Rieck/Divulgação - Foto: Fernando Rieck/Divulgação

Quem gosta de curtir a noite nos bares da cidade sabe que o cenário não é dos melhores. Esta semana, o Balaio Café (102 Norte) anunciou o encerramento das atividades – o lugar era alvo constante de ações motivadas pela Lei do Silêncio. Nesta quinta (17/12), a 408 Norte foi isolada em uma operação da Subsecretaria de Ordem Política e Social (Seops), com apoio da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), do Departamento de Trânsito (Detran), das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

O Pinella, um dos bares mais movimentados da quadra, foi multado por interdição de área pública e notificado pela Agefis. A resposta vem em tom de festa. Realizado pela Andaime Cia. de Teatro, o Carnaval Silencioso faz uma caminhada do Beirute (107 Norte) rumo ao Pinella (408) nesta sexta (18/12).

Em sua quinta edição, o bloco convida os participantes a comparecerem munidos de radinho FM, fone de ouvido – e, se possível, fantasia. A concentração é às 19h, com saída prevista para as 20h. Durante a festa, o DJ Ops, do grupo Criolina, transmite um set por uma rádio pirata. Basta sintonizar na frequência correta, colocar headphone e cair na folia.

Neste ano, o Carnaval Silencioso já teve mais de 250 confirmações de presença no Facebook. Deve ser a edição mais cheia do evento – e com forte tonalidade política. “Nosso foco não é entrar na briga, mas pensar sobre o motivo da briga”, conta Leonardo Shamah, integrante da Andaime, se referindo ao fechamento dos espaços. “Estaremos lá para nos divertir. Mas esse ano queríamos mais gente até pela reflexão atual: que cidade é essa que pede para que você fique em silêncio?”, explica.

Em junho, a Andaime levou a performance para a cidade do Porto, em Portugal, durante temporada do grupo no país. Sobre a nova edição na cidade, o ator espera uma caminhada tranquila e festiva, apesar dos recentes acontecimentos envolvendo espaços boêmios da capital. “Não acho que teremos um clima pesado. É um encontro pacífico – pelo menos é como eu desejo que seja”, diz Shamah.

Lei do Silêncio
Este mês, a empresária Juliana Pagul fechou as portas do Balaio Café, alegando prejuízos econômicos decorrentes das multas que recebeu pela Lei do Silêncio. O local chegou a ser lacrado por três vezes.

A lei, de 2008, é alvo de insatisfação da classe artística e donos de estabelecimentos que oferecem músicas ao vivo. O texto estabelece que o barulho em área residencial próxima a comércios não pode ser superior a 55 decibéis durante o dia e a 50 decibéis durante a noite. Um movimento intitulado “Quem Desligou o Som” chegou a ser criado para debater a lei e pedir a revisão nos decibéis.

Os moradores, por sua vez, se sentem incomodados pelo barulho e pela movimentação nos arredores das quadras residenciais. “Gosto de me divertir, mas é difícil se acostumar com o barulho. Às vezes tem briga e os carros tomam as vagas dos nossos prédios”, reclama a servidora pública Janete Alves, 32 anos, moradora da 408 Sul.

Um projeto de autoria do deputado Ricardo Valle (PT) tramita na Câmara Legislativa para aumentar o volume do som permitido para 70 decibéis à noite e 75 durante o dia.

 

Carnaval Silencioso
Sexta (18/12), concentração às 19h, no bar Beirute (107 Norte). Às 20h, saída para o Pinella (408 Norte). Entrada franca. Comparecer com rádio FM e fone de ouvido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?