Dez músicas que marcaram a carreira de Elza Soares
Com mais de 60 anos de carreira, a cantora era um dos ícones da música popular brasileira e passou por várias gerações
atualizado
Compartilhar notícia
A música popular brasileira perdeu nesta quinta-feira (20/1) uma das melhores cantoras de sua história: Elza Soares morreu aos 91 anos de idade, de causas naturais. Durante os mais de 60 anos de carreira, a artista empilhou sucessos.
Explorando temáticas sociais e raciais fortes, a cantora foi responsável por falar sobre a violência contra a mulher, o racismo e a história do Brasil, por exemplo. Mesmo com o avanço musical, Elza sempre se manteve atual nos lançamentos.
Relembre 10 sucessos de Elza Soares:
A Carne
Originalmente gravada pelo grupo Farofa Carioca, em 1998, a canção foi regravada por Elza Soares em 2002. A cantora acreditava que a letra era um grito contra o racismo.
A Coisa Tá Preta, com MC Rebecca
Lançada em 2020, a canção une o ícone da MPB a uma das atuais revelações do funk. Na letra, as cantoras mudam o significado do termo “a coisa tá preta” de uma situação ruim para uma situação feliz.
Maria da Vila Matilde
No single, Elza Soares aborda a violência contra a mulher. A música foi uma das responsáveis por dar início aos movimentos de luta pelos direitos femininos.
Eu Bebo Sim
A artista fez sucesso com a regravação do icônico samba Eu Bebo Sim, do conhecido refrão: “Eu bebo sim/Estou vivendo/Tem gente que não bebe/E está morrendo”.
O Que Se Cala
Neste som, Elza reflete sobre a história do Brasil, marcada por muita luta e preconceitos. Além disso, discorre sobre o lugar de fala das mulheres.
Na Pele, com Pitty
A música é um símbolo da luta, resiliência e fortaleza da mulher negra. Elza recebeu a música de Pitty, mas convidou a compositora para cantar em um dueto.
Juízo Final
Elza também era boa em lançar novas versões das músicas. Em Juízo Final, fez uma adaptação da obra de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares.
Comportamento Geral
No lançamento do álbum Planeta Fome, em 2019, a cantora fez uma regravação da popular música de Gonzaguinha.
Eu Sou A Outra
Neste single, Elza fala sobre a história de uma amante que está satisfazendo os desejos de um homem casado. A composição foi gravada em 1965.
A Mulher Do Fim Do Mundo
Elza Soares se definia como a mulher do fim do mundo e acabou lançando uma música com esse título em 2015. O álbum também se chamava Woman at the End of the World/A Mulher Do Fim Do Mundo.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos