“Desta vez é a minha vida, meus sentimentos”, diz Jesuton sobre Home
A inglesa se apresenta em Brasília neste sábado (28/7), no palco do Ice Park, no Pontão do Lago Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Em busca do seu lugar no mundo, a inglesa Jesuton tem viajado por todo o país com o repertório autoral do terceiro álbum da carreira, Home. A próxima parada da cantora será na capital federal, neste sábado (28/7), no palco montado no Ice Park – evento realizado no Pontão do Lago Sul até agosto. “Brasília tem um espírito musical muito forte e essa sensação sempre me invade quando estou aí”, afirma a cantora, em entrevista ao Metrópoles.
Jesuton apresenta o repertório autoral do disco, formado por 12 composições em inglês e participações de Seu Jorge, na música Don’t Think So; e Dani Black, no single Fragile. Além do italiano Salvatore Cafiero, que aparece na guitarra de Vultures. “Eu comecei a escrever e as músicas foram surgindo. Quando vi, depois de um certo tempo, percebi que todas tinham o conceito idealizado para Home, de encontro e reencontro com nós mesmos”, relembra Jesuton.
De acordo com a britânica, um dos principais desafios é trazer a complexidade da música brasileira, “um verdadeiro quebra-cabeças de gêneros e referências”, para o próprio som. “O Brasil tem me alimentado muito como artista. Admiro muitos nomes do pop-rock formados aí em Brasília, como a Cássia Eller, de quem sou fã”, ressalta a cantora, que chegou a gravar uma versão visceral de Nós, em seu primeiro álbum.
Evolução
A londrina demorou para descobrir o talento como cantora. A iniciação na arte só apareceu durante viagem ao Peru, após ter concluído a graduação em ciências humanas pela universidade britânica de Oxford. Mas a verdadeira oportunidade apareceu somente em 2012, quando foi descoberta pelo apresentador Luciano Huck, enquanto cantava nas ruas do Largo do Machado, no Rio de Janeiro. A visibilidade do programa global rendeu um contrato com a Som Livre, gravadora da qual a artista ainda faz parte.
Desde então, a carreira artística de Jesuton vem crescendo gradativamente, de maneira quase orgânica, como ela prefere. “Gosto de fazer tudo com tranquilidade”, ressalta. No primeiro disco, Encontros (2013), ela ainda carregava o rótulo de fenômeno das praças e da internet. No segundo, Show Me Your Soul (2014), finalmente consolidou-se como uma das grandes intérpretes da cena, com uma homenagem ao lendário selo da soul music Motown.
As experiências anteriores serviram para amadurecer o dom, mas nenhum disco representa a alma de Jesuton como o autoral Home, inspirado pela morte do irmão. “Nos dois primeiros, havia mãos de muitas pessoas, produtores que inseriram as suas vivências. Desta vez, é a minha vida, são os meus sentimentos”, conclui.
Jesuton e Banda – Jazz, Blues & Soul
Neste sábado (28/7), às 21h, no Ice Park (Pontão do Lago Sul). Ingressos: R$ 50. Valor referente à meia-entrada e sujeito a alteração sem aviso prévio. Informações: (61) 98169-7376. Não recomendado para menores de 14 anos