metropoles.com

Depois do funk, TikTok é aposta de novatos e veteranos da MPB

A música popular brasileira tem conquistado espaço no TikTok nos últimos meses. A nova geração está transformando o clássico em viral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
clarisssa-muller-cantora (3) (2)
1 de 1 clarisssa-muller-cantora (3) (2) - Foto: Reprodução/Instagram

Muitas pessoas vêm a música popular brasileira (MPB) desconectada das principais tendências do momento. Mas não é isso que o TikTok tem mostrado. Só a hashtag MPB tem 392,6 milhões de visualizações no aplicativo de vídeos preferido da Geraçaõ Z. Uma prova de que, na hora de divulgar música, a plataforma vai além das coreografias do funk e do sertanejo.

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Chico César, Gabriel o Pensador, Chico Buarque e outros passaram a usar ativamente a rede social. Marisa Monte, que não lançava álbum novo há 10 anos, divulgou seu novo single A Língua dos Animais por lá. Alceu Valença trouxe um disco com versões de músicas clássicas de sua carreira, gravado durante a pandemia do Covid-19, em formato de voz e violão.

Djavan, para comemorar os 25 anos do disco Malásia, entrou no aplicativo com muito estilo. Gilberto Gil também usou o TikTok para lançar Refloresta, uma parceria com o Instituto Terra.

Se até os veteranos se renderam ao app, os cantores mais jovens também têm buscado o TikTok para viralizar músicas, mostrando uma nova cena da MPB. A dupla Gupe, composta por Pedro Freitaz e Guga Lamar, é um exemplo: os dois artistas conquistaram sucesso com vídeos de covers, apresentando uma nova forma de se ouvir a tal música popular brasileira.

“O TikTok foi a primeira plataforma em que viralizamos um vídeo de cover. Ele alcança um público supervariado e tem muita gente que curte MPB por lá. É muito bom fazer parte desse movimento”, garantiram.

Clarissa Müller, cantora e compositora, conseguiu viralizar seu single Nada Contra (Ciúmes) na plataforma. A carioca disse que até agora não consegue mensurar quão grande foi a repercussão. “Tem sido surreal participar desse fenômeno. Começou com 5 mil vídeos com minha música e quando pisquei eram mais de 600 mil”, revela.

Roberta Guimarães, Head de Conteúdo Musical do TikTok, disse ao Metrópoles que o aplicativo mudou o jeito de as pessoas ouvirem música. “O TikTok é uma plataforma muito orgânica. No momento em que a audiência te conhece, ela te acolhe. É a comunidade que faz as coisas andarem”, avalia.

Segundo levantamento realizado por consultorias externas, estima-se que  são cerca de 70 milhões de brasileiros cadastrados na rede, compartilhando, curtindo e gravando conteúdos em vídeo diariamente.

A cantora Mariana Nolasco é outro case de sucesso na plataforma. O alcance, inclusive, é motivo de orgulho para a artista. “Teve uma música específica que eu cantei que acabou viralizando por lá. Que é uma versão de Anunciação, do Alceu Valença. Achei tão lindo os vídeos das pessoas filmando seus filhos, cachorros, chá revelação… isso acabou repercutindo bastante e, consequentemente, muitas pessoas me conheceram a partir dali”, vibra.

12 imagens
Fábio Nogara
Gupe
João Victor
Gabriel O Pensador
Caetano Veloso
1 de 12

Clarissa Muller

Reprodução/Instagram
2 de 12

Fábio Nogara

Reprodução/Instagram
3 de 12

Gupe

Reprodução/Instagram
4 de 12

João Victor

Reprodução/Instagram
5 de 12

Gabriel O Pensador

Reprodução/Instagram
6 de 12

Caetano Veloso

Fernando Young/Divulgação
7 de 12

Chico Cesar

Divulgação
8 de 12

Gilberto Gil

Reprodução/Instagram
9 de 12

Djavan

Reprodução
10 de 12

Marisa Monte nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1º de julho de 1967

Reprodução/ Instagram
11 de 12

Alceu Valença volta a Brasília para show no Festival Junino

Facebook/Divulgação
12 de 12

Mariana Nolasco

Instagram/Divulgação
Vitrine

Fábio Nogara que também é cantor e compositor, enxerga o TikTok como uma vitrine para os artistas do gênero. “Sinto que a MPB no TikTok está muito bem representada, além de ter um público bastante fiel. Sempre acompanho vídeos do Lucas Mamede, Milla Magalhães e Clara Valverde, todos muito talentosos, cada um a seu jeito. É a partir de lá que consigo contatos importantes, fãs e admiradores da MPB, estilo musical que escolhi desde sempre para a minha profissão”, declarou.

Ele também ficou surpreso ao cantar grandes clássicos de Caetano Veloso, Lulu Santos e Clara Nunes e seus seguidores perguntarem se as músicas são dele: “Fico muito feliz por ser um porta-voz de grandes interpretes”.

João Victor Pereira, estudante e músico, ficou muito impressionado com o movimento da MPB na plataforma. “Dou graças a Deus que a música popular brasileira esta revivendo no Tiktok. Cada vez mais as pessoas estão escutando, tanto as antigas como a nova MPB, ajudando a impulsionar. E tem tudo para ficar cada vez maior”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?