Decisão do TikTok de pagar direitos autorais é celebrada por músicos
Artistas que fazem sucesso na plataforma celebraram o acordo firmado entre a rede social e a instituição
atualizado
Compartilhar notícia
Uma grande novidade do TikTok animou os artistas que estão bombando na plataforma. Na quarta-feira (28/7), a rede social anunciou um contrato com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para o pagamento de direitos autorais no Brasil, garantindo uma nova fonte de receita para compositores, editoras musicais e artistas.
“Essa primeira parceria entre o Ecad e o Tik Tok é mais um importante passo para a indústria da música no Brasil e para os autores e artistas no nosso país. Este acordo não poderia chegar num momento mais oportuno para compositores e artistas, que agora precisam mais do que nunca dessa renda digital. O Ecad vem trabalhando duro para fechar acordos importantes como esse”, ressalta Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
Artistas celebram a novidade
Foi com a força do TikTok que Mari Fernandez viu sua carreira deslanchar. A cantora é a voz do hit Não, Não Vou, que dominou o feed da rede social. No ritmo do piseiro, a música foi utilizada em mais de 2.3 milhões de vídeos.
Em entrevista ao Metrópoles, a artista de apenas 20 anos e natural de Alto Santo (CE), comemorou a celebração do acordo entre o TikTok e o Ecad, que pode render lucro a ela.
“Eu como compositora e intérprete fico muito feliz com esse acordo, porque é um passo muito importante para todos que trabalham com a música. Me dá mais vontade ainda de trabalhar em parceria com o TikTok pois sei que todos os meus direitos como compositora e intérprete estão garantidos”, disse.
A coreografia criada exclusivamente para sua música surgiu de maneira despretensiosa e fez com que a voz de Mari Fernandez chegasse a milhões de brasileiros na rede social.
“Gravamos a música e, naturalmente, surgiu a dancinha, foi tudo muito orgânico. Com certeza o TikTok foi uma porta que ajudou muito! Foi o primeiro degrau que ajudou a gente a subir todos os outros”, reconhece a artista.
Enquanto alguns celebram o passo rumo à arrecadação, outros ainda não estão sabendo da novidade. O Metrópoles contatou assessorias de grandes artistas nacionais que, por não saberem do acordo, preferiram não se pronunciar a respeito.
Segundo o contrato firmado, além dos cantores, outras partes que integram cadeia produtiva musical também poderão ser remuneradas, tais como compositores e as editoras.
É o caso da dupla Juan Marcus e Vinicius, que além de cantar sertanejo, também assina a composição de diversas músicas com grande alcance no TikTok. Entre elas: Pa Pum e Regime Fechado, de Simone e Simaria; Cadeira de Aço, de Zé Neto e Cristiano; e Hit do Ano, de Jorge e Mateus.
Os artistas foram surpreendidos com a novidade e celebraram a possibilidade de ter lucros com a rede social.
“Vemos essa união como um ponto muito positivo, afinal a plataforma está influenciando muito na divulgação das músicas no país e isso só vem a ajudar a gente como cantores e compositores”, afirmou Juan.
O cantor fez questão de mencionar as dificuldades financeiras que surgiram com a chegada da pandemia de Covid-19 e o quanto o dinheiro arrecadado com as execuções tem sido fundamental neste período.
“Com a pandemia, estamos sem shows e contando com os valores arrecadados através dos direitos autorais pelas execuções de cada obra. E pra gente, não somente como compositores, mas como intérpretes também, muda muita coisa. Principalmente pelo fato de que grande parte do que nós gravamos são músicas que a gente mesmo compõe”, explicou o artista.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos