metropoles.com

Cancelados! Redes sociais têm sido prova de fogo para cantores sertanejos

Regadas a muito álcool e pouca inibição dos artistas, as lives são terrenos férteis para a onda de cancelamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Marília Mendonça
1 de 1 Marília Mendonça - Foto: Reprodução/Instagram

As redes sociais são ferramentas de divulgação importantes para os grandes nomes da cena sertaneja. Os milhões de seguidores e a popularidade na internet representam mais contratos de publicidade, shows e convites para a TV. Mas, como nem tudo são flores, a exposição demasiada também tem seu preço. Basta apenas um deslize para cantores famosos serem cancelados pelo exigente tribunal virtual e cair do topo.

Com a pandemia da Covid-19, as lives se popularizaram e se tornaram uma alternativa financeira dos artistas e de entretenimento para os fãs carentes de eventos. Regadas a muito álcool e pouca inibição dos famosos, as apresentações on-lines, transmitidas a milhões de brasileiros, logo deram o que falar.

Para Renato Sertanejeiro, os cantores não estavam preparados para falar para multidões, assim como os fãs não estavam prontos para verem seus ídolos sem filtros. “Não percebem que o artista é uma pessoa como outra qualquer, que também comete erros. Às vezes, idolatram tanto, que esquecem também ser um humano”, acredita o especialista do mercado sertanejo.

Também influente no universo digital, Sertanejeiro ressalta que a cobrança em cima dos famosos é muito grande. “É normal uma pessoa falar coisas das quais depois de 10 minutos vá se arrepender. Só que o artista não tem esse tempo para repensar, pois assim que ele fala, milhões de pessoas já repercutiram e condenaram”, considera.

Eduardo Costa e Leonardo
Em maio, durante a live Cabaré, Leonardo precisou tapar a boca de Eduardo Costa para o colega parar de falar coisas polêmicas
Famosos cancelados

O caso mais recente aconteceu com Marília Mendonça. A goiana debochou de um de seus músicos, que teria ficado com uma mulher transexual em Goiânia. A brincadeira pegou mal com o público LGBTQ+, que teceu um rosário de críticas e “cancelou” a Rainha do Feminejo nas redes sociais. Após a repercussão, a cantora reconheceu o erro e pediu desculpas. “Aceito que fui errada e que preciso melhorar. Mil perdões. De todo o coração. Aprenderei com meus erros. Não me justificarei”.

O cantor Leonardo também falou demais durante uma live e recebeu uma enxurrada de comentários negativos em suas páginas oficiais do Twitter e Instagram. Na época, o irmão do saudoso Leandro comparou o HIV ao coronavírus. “Eu cheguei à conclusão de que a gente morrer fodendo é melhor do que morrer tossindo”, disse, e, não satisfeito, completou. “Trinta milhões de pessoas no Brasil têm HIV. Trinta milhões. Para ser sincero… ninguém usa camisinha. Agora, 900 casos de… tem que usar máscara”.

Outra frase grave e que gerou muita polêmica foi dita por Eduardo Costa. Durante a live Cabaré em companhia de Leonardo, o mineiro se enrolou ao tentar fazer um elogio e chegou a dizer que faria sexo “pensando no bebê da Thaeme”. O cantor também se desculpou e chorou ao falar sobre o ocorrido. “Eu estou muito triste, quero parar minha carreira, quero dar um tempo. Não sei se vou voltar a cantar. Se a Thaeme estiver me vendo, por favor, você me perdoa. Deus sabe que eu jamais faria isso”, garantiu.

Luan Santana
Luan Santana mantém uma relação saudável com os fãs e as redes sociais
Bom exemplo

Com mais de 28 milhões de seguidores apenas no Instagram, o cantor Luan Santana tem provado que é possível manter-se ativo nas redes sociais e passar ileso pela onda de cancelamentos. “Vivemos num momento muito importante onde muitas vozes que não eram ouvidas agora são, e encontraram nas redes sociais um lugar seguro para conquistar espaço. Só que temos um longo caminho até que todo mundo comece a entender os vários lados e a respeitar o espaço de cada um”, salientou o sertanejo, em entrevista ao Metrópoles.

De acordo com Luan, todo artista ou pessoa pública precisa estar ciente do tamanho da responsabilidade que é ser, de certa forma, espelho para tantas pessoas. “Muito humildemente, eu assumo que aprendo todos os dias observando e pensando antes de falar qualquer coisa nas redes, porque o que eu falo pode influenciar um fã meu lá na ponta”, explica.

Segundo o cantor, a web sempre foi uma aliada da sua carreira. “Meus fãs sempre foram muito engajados, vencendo prêmios e construindo esse ambiente incrível que a gente tem hoje”, garante.

Luan ensina a receita para manter uma relação saudável no mundo virtual. “Acho que é bom dar uma curtida fora desse ambiente, para mim, é essencial ter meus momentos de criação fora das redes… de observar as coisas e as pessoas, é quando me conecto. E acho que é por isso que separo bem… até para guardar a curiosidade. Você tem de se alimentar do seu real para entrar no mundo virtual sem perder a sua essência. Tem uma frase famosa do ‘menos é mais’. Concordo com ela”, conclui.

6 imagens
O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, também causou polêmica ao fazer piada do coronavírus, que já matou mais de 111 mil pessoas só no Brasil
Gusttavo Lima bebeu tanto durante a sua live que teve problemas com o Conar
Em sua primeira live, Felipe Araújo também esqueceu a moderação na hora da bebida, chorou e xingou o Conar
Bem como Jorge & Mateus
Bruno e Marrone viraram meme após bebedeira. A primeira voz da dupla também causou mal-estar ao perguntar para a ex-BBB e ex-A Fazenda Flávia Viana, se ela sabia quem era o pai de sua filha
1 de 6

Leonardo decepcionou os fãs ao comparar HIV a Covid-19 e questionar o uso de máscaras

Reprodução
2 de 6

O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, também causou polêmica ao fazer piada do coronavírus, que já matou mais de 111 mil pessoas só no Brasil

Reprodução/Instagram
3 de 6

Gusttavo Lima bebeu tanto durante a sua live que teve problemas com o Conar

Reprodução/ YouTube
4 de 6

Em sua primeira live, Felipe Araújo também esqueceu a moderação na hora da bebida, chorou e xingou o Conar

Reprodução/Youtube
5 de 6

Bem como Jorge & Mateus

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 6

Bruno e Marrone viraram meme após bebedeira. A primeira voz da dupla também causou mal-estar ao perguntar para a ex-BBB e ex-A Fazenda Flávia Viana, se ela sabia quem era o pai de sua filha

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?