metropoles.com

David Bowie: um ano sem o Lázaro da música pop

Morto há um ano, o músico inglês teria completado 70 anos no último domingo (8/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
David Bowie
1 de 1 David Bowie - Foto: Divulgação

A morte de David Bowie, em 10 de janeiro de 2016, deixou fãs e admiradores em choque. Ele havia sido diagnosticado com câncer no fígado em meados de 2014, mas manteve a doença em segredo. Também discretamente, gravou “Blackstar”, o último trabalho. Despediu-se dois dias depois do lançamento, em 8 de janeiro – data em que completou 69 anos.

A carreira e as mutações do britânico permanecem tão vivas que é como se sua morte tivesse sido uma performance. Talvez a mais incrível do autor de “Starman”, “Space Oddity”, “‘Heroes'” e “Ashes to Ashes”.

Não à toa, mesmo um ano após partir, Bowie ainda parece um artista de “outro mundo”. Ainda inédito no Brasil, o documentário da BBC “David Bowie: The Last Five Years” cobre os últimos cinco anos de carreira/vida do inglês. Nesse período, ele gravou “The Next Day” (2013) e “Blackstar” (2016), seus dois últimos discos, e retomou o vigor criativo que tanto marcou a música pop nas décadas passadas.

Clipe de “Lazarus”: quando Bowie soube que iria morrer
“The Last Five Years” ilumina os últimos meses de vida de Bowie. Quando o britânico partiu, jornalistas e fãs saíram em busca de pistas nas letras de “Blackstar”. Naturalmente, leram em versos como “olhe aqui para cima / estou no céu” (“Lazarus”) os sinais de um adeus definitivo e planejado.

Johan Renck, também diretor do clipe de “Blackstar”, contou que Bowie só soube que o câncer era terminal e irreversível durante as filmagens do vídeo de “Lazarus”, em novembro de 2015. As sinistras imagens de Bowie num leito de morte circularam quando do lançamento do vídeo, em 7 de janeiro de 2016.

O EP “No Plan”: o trabalho póstumo de um apaixonado pela Broadway
Em “The Last Five Years”, fala-se das ambições de Bowie de criar um espetáculo de rock para a Broadway. O sonho de juventude seguiu vivo até os últimos suspiros. Ao lado de “Blackstar”, o musical “Lazarus” foi uma das últimas realizações do londrino.

Estreou no fim de 2015 e reuniu 18 canções de diferentes fases do músico. A trilha abriga a própria “Lazarus”, registrada em “Blackstar”, e as póstumas “No Plan”, “Killing a Little Time” e “When I Met You”, compostas exclusivamente para o musical e lançadas no EP “No Plan”, divulgado no último domingo (8/1).

Michael C. Hall, conhecido pela série “Dexter”, estrelou “Lazarus”. A última aparição pública de Bowie foi registrada justamente na noite de estreia do espetáculo, em 7 de dezembro de 2015.

O retorno de “O Homem que Caiu na Terra” aos cinemas
Enquanto se metamorfoseava a cada novo disco, David Bowie também surgia nas telas do cinema de tempos em tempos. E sempre em personagens imprevisíveis: do Rei dos Duendes em “Labirinto” (1986) a Pôncio Pilatos em “A Última Tentação de Cristo” (1988), passando pelo físico Nikola Tesla em “O Grande Truque” (2006).

Mas é inegável que uma das melhores performances pode ser vista em “O Homem que Caiu na Terra”, adaptação do diretor Nicolas Roeg para o livro de Walter Tevis. A obra também serviu de inspiração para o musical “Lazarus”. O longa retorna aos cinemas em cópia restaurada nesta quinta (12/1) e tem sessões confirmadas na telona do Cine Brasília.

Na primeira vez como ator, Bowie usa sua presença magnética para interpretar Thomas Jerome Newton, um alienígena que visita a Terra em busca de água para salvar seu planeta natal. Ele também encontra outros elementos abundantes entre os seres humanos: a ganância e a hostilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?