metropoles.com

Crítica: no extenso disco Scorpion, Drake quer conquistar pelo cansaço

Dividido entre R&B, pop e rap, novo álbum do cantor navega por confissões, crônicas pessoais e reflexões sobre vida de celebridade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christopher Polk/Getty Images for Coachella
2017 Coachella Valley Music And Arts Festival – Weekend 1 – Day 2
1 de 1 2017 Coachella Valley Music And Arts Festival – Weekend 1 – Day 2 - Foto: Christopher Polk/Getty Images for Coachella

Scorpion, para o bem e para o mal, é o disco que Drake ganhou o direito de fazer após virar um hitmaker global com Hotline Bling e One Dance, singles grudentos de Views (2016). Claramente o projeto mais ambicioso do canadense, o novo álbum desafia a maneira como ouvimos música hoje em dia ao trazer à tona o modelo um tanto antiquado de CD duplo, dividido exatamente ao meio. Metade rap, metade R&B e pop.

Entre uma faixa e outra, o cantor propõe uma experiência totalizante, na contramão dos concorrentes Pusha-T (o inimigo público nº 1 de Drake) e Kanye West – ambos lançaram recentemente trabalhos de sete faixas e com 20 e poucos minutos de duração, mui adequados para a ágil e apressada era do streaming. Está tudo aqui, em 90 longos minutos: confissões, desabafos, vida de celebridade, respostas a rivais, questões sentimentais.

5 imagens
Álbum Scorpion é o sucessor de More Life, playlist lançada pelo rapper em 2017
Drake pós-Hotline Bling: mais confessional do que de costume
Views (2016), disco que trouxe hits como Hotline Bling e One Dance
Drake é um dos artistas mais populares do Spotify, com quase 53 milhões de seguidores
1 de 5

Drake é um dos rappers mais populares da atualidade. Depois do sucesso de Views, lança o ambicioso Scorpion

Dimitrios Kambouris/Getty Images for Adult Swim
2 de 5

Álbum Scorpion é o sucessor de More Life, playlist lançada pelo rapper em 2017

Divulgação
3 de 5

Drake pós-Hotline Bling: mais confessional do que de costume

Reprodução/YouTube
4 de 5

Views (2016), disco que trouxe hits como Hotline Bling e One Dance

Divulgação
5 de 5

Drake é um dos artistas mais populares do Spotify, com quase 53 milhões de seguidores

Jason Kempin/Getty Images for Adult Swim

 

Muita gente diz que Drake não sabe rimar. Mas é na metade rapper, a primeira, com doze canções, que o disco entrega seus momentos mais potentes. Survival abre os trabalhos dizendo: “acho que minha alma foi marcada / há um buraco no meu coração”. Ele segue na mesma toada, falando abertamente sobre a carreira construída, em Nonstop e Elevate.

Com ares de música gospel, Emotionless registra o principal arco confessional do álbum: Drake reconhecendo Adonis, o filho que teve com a atriz pornô Sophie Brussaux. “Eu não estava escondendo meu filho do mundo / Eu estava escondendo o mundo do meu filho”, diz.

O tema volta com mais profundidade na faixa final, March 14, quando o rapper diz estar “mudando de garoto para homem”. “Percebo que agora preciso pensar por dois / Preciso conseguir, é bom eu conseguir”, reforça.

Drake mantém o tom pontiagudo, direto em faixas como God’s Plan, que facilmente poderia ter sido lançada na época de Views ou na playlist More Life (2017), e I’m Upset. 8 Out of 10, Mob Ties e Talk Up (parceria com Jay-Z) revelam um certa aspereza até então inédita diante de seus críticos e adversários. “Meu dinheiro é jovem, meus problemas são velhos”, ele reclama na última das músicas citadas.

A narrativa degringola de Peak em diante, quando Drake larga o rap e as faixas começam a soar repetitivas e enfadonhas. Summer Games, por exemplo, parece criação do Coldplay – isso não foi um elogio. Don’t Matter e After Dark reforçam a sensação de um molde pop reutilizado ao extremo.

Mas a metade ruim do álbum também tem lá suas brechas de inspiração. Nice For What sampleia Ex-Factor, de Lauryn Hill, em letra sobre a força das mulheres, enquanto Don’t Matter To Me se constrói em torno de vocais póstumos e inéditos de Michael Jackson.

Scorpion, quinto disco de Drake, talvez fique na história do rapper como o seu trabalho mais desarrumado. Uma coleção esparsa de sentimentos, pitacos e confissões que guarda algum impacto em faixas avulsas, mas jamais funciona como disco com começo, meio e fim.

Avaliação: Regular

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?