metropoles.com

Crítica: Jorge & Mateus repete fórmulas bem-sucedidas em Terra Sem CEP

Folk, reggae e drum ‘n’ bass são algumas das influências presentes no som dos goianos de Itumbiara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Jorge e Mateus red
1 de 1 Jorge e Mateus red - Foto: Divulgação

Já faz 13 anos desde que os goianos Jorge e Mateus lançaram o primeiro álbum ao vivo em Goiânia, fortalecendo o novo estilo universitário – muito criticado à época – dentro da música caipira. Mas, há tempos, o rótulo de “sertanejo universitário” não cabe mais à dupla. Em Terra Sem CEP (Ao Vivo), álbum recém-lançado, os cantores reforçam o desejo de expandir o séquito de fãs com canções voltadas para um público mais variado.

O disco, gravado em dezembro de 2017, na boate Villa Mix, em Goiânia, contou com o envolvimento de nomes de peso para a criação: produção e arranjos de Neto Schaefer e Mateus, produção geral de Marlus Marcelus e Heitor Liduário e direção geral de Catatau. Lançado pela ÁudioMix Records e Som Livre, o CD apresenta 14 faixas inéditas.

“Hoje eu só quero sorrisos bobos, abraços longos e olhares sinceros”, deseja Olhares Sinceros, composição que abre o disco e mantém o estilo romântico de energia positiva presente em grande parte do repertório dos artistas. A segunda da lista, Anjos Modernos, apresenta sonoridade mista: tem folk, rock e drum ‘n’ bass. O reggae em Menina Maluquinha também é prova de que as referências musicais da dupla vão muito além do próprio segmento.

Apesar disso, a sequência formada por Trincadinho, Vale por Dez, A Mil Por Hora, Três Pontinhos, Coração Calejado e Amor Turista decepciona por repetir fórmulas bem-sucedidas de Como.Sempre.Feito.Nunca (2016), trabalho elogiado pela crítica. O que não desmerece a qualidade das canções, apenas pode frustar os mais sedentos por novidades.

Mais ouvidas
A recepção dos fãs à Terra Sem CEP não poderia ser melhor. No mesmo dia em que chegou às plataformas digitais, na sexta-feira (23/2), todas as 14 composições entraram para o Top 100 do Spotify Brasil. No domingo (25), Propaganda já ocupava a primeira posição na Apple Music.

Jorge & Mateus tem data marcada para apresentar aos brasilienses a nova playlist. Os dois completam a lista de atrações do Festval Villa Mix Brasília, previsto para o dia 5 de maio, no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). O maior evento sertanejo do país, contará ainda com Matheus & Kauan, Simone & Simaria, Alok, Jetlag, Wesley Safadão e Xand Avião.

7 imagens
Os sertanejos bombaram durante live na quarentena
Mateus faz dupla com Jorge
Os dois formaram dupla em 2005
Mas o primeiro CD só veio em 2007
DVD Terra Sem CEP foi gravado em Goiânia
1 de 7

Jorge & Mateus

Divulgação
2 de 7

Os sertanejos bombaram durante live na quarentena

Divulgação
3 de 7

Mateus faz dupla com Jorge

Divulgação
4 de 7

Os dois formaram dupla em 2005

Divulgação
5 de 7

Mas o primeiro CD só veio em 2007

Divulgação
6 de 7

DVD Terra Sem CEP foi gravado em Goiânia

Divulgação
7 de 7

Os sertanejos estiveram em Brasília no dia 5 de maio, no Villa Mix

Divulgação

Avaliação: Bom

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?