Criminosos arrecadam dinheiro em lives falsas. Veja como não cair
As transmissões não oficiais encaminham doações para contas bancárias de criminosos, que transmitem o sinal em canais falsos do YouTube
atualizado
Compartilhar notícia
As lives com shows acabaram virando moda na internet tanto para arrecadar doações como para distrair o público isolado por conta do coronavírus. Criminosos, porém, deram um jeitinho de burlar o sistema e tentam roubar dinheiro que os fãs doariam nas transmissões dos famosos.
A primeira live-show com um sucesso significativo foi do cantor sertanejo Gusttavo Lima, com mais de 5h de duração e toneladas de doações. Após o show, outros cantores sertanejos como Marília Mendonça, Bruno & Marrone, Wesley Safadão e Jorge & Mateus marcaram apresentações.
Acontece que, desde então, os fãs sofrem para descobrir qual é, de fato, a live real do cantor. As transmissões falsas são canais do YouTube que reproduzem o sinal ao vivo da live oficial, ou seja, a imagem transmitida é a mesma, mas em outra plataforma.
Em sua live, Marília Mendonça, que teve acesso de 3,2 milhões de pessoas assistindo ao mesmo tempo, pediu diversas vezes para que as pessoas conferissem se estavam na transmissão certa, em seu canal oficial. A sertaneja chegou a fazer tutoriais em seu Instagram para explicar aos fãs como não cair em golpes e só entrarem nas lives verdadeiras.
Vale lembrar que o intuito das lives, além da diversão, é arrecadar dinheiro para vítimas do coronavírus, hospitais, equipamentos, objetos de higiene e outros. Por isso, cada cantor faz parceria com uma empresa que recebe as doações dos telespectadores. Em lives não oficiais, as doações são repassadas para contas bancárias de criminosos.
Como não cair no golpe?
Para não cair no golpe é bem fácil: sempre procure pelo canal oficial do cantor em questão. No momento de buscar a live, entre diretamente no canal da celebridade e escolha a live disponível.
O YouTube tem agido para derrubar contas “piratas”, com apoio das gravadoras que tiram os conteúdos do ar por violação de direitos autorais.
Em todas as transmissões ao vivo, o Metrópoles disponibiliza links diretos para as lives oficiais, o que ajuda o leitor a não cair em golpes.