São Paulo (SP) — O corpo da cantora Gal Costa, ícone da música popular brasileira que morreu na quarta-feira (9/11), aos 77 anos, foi velado e enterrado nesta sexta-feira (11/11). Fãs, amigos próximos e familiares da artista se reuniram para um último adeus, em uma cerimônia cheia de emoção.
O velório da artista aconteceu no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O corpo chegou ao local por volta de 6h, e a cerimônia começou às 9h. Gabriel Costa, de 17 anos, filho único de Gal, e Wilma Petrillo, viúva da artista, acompanharam todo o velório.
Além dos familiares, famosos também estiveram na Alesp. Sophie Charlotte, que viverá Gal nos cinemas, Eduardo Suplicy, Moreno Veloso, Lúcia Veríssimo, Maria Gadú e outros, choraram na despedida da cantora. Veja fotos:
A futura primeira-dama Rosângela Lula da Silva foi ao velório sem o marido, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Metrópoles apurou que o petista decidiu não comparecer para evitar tumulto no velório de Gal Costa.
Fãs se despedem de Gal Costa
Os fãs também fizeram fila para se despedir da cantora. Franklei Tavares, de 57 anos, mora em Fortaleza, onde cuida da mãe que está doente com câncer. Ele saiu de sua cidade e veio para São Paulo apenas para se despedir de Gal Costa, mas essa não é a primeira viagem que ela faz pela artista: ele já foi a dezenas de shows da cantora em todo o Brasil.
“Para Gal não tem esforço não, apesar de eu depender de muitas coisas. Eu não queria ter vindo para cá por esse motivo. Mas tudo valeu a pena”, disse o admirador ao Metrópoles. Assim que chegou perto do corpo de Gal, o fã se ajoelhou no chão fazendo reverência.
“Quando eu vi eu fiquei anestesiado. Eu sempre acreditei que os deuses não morriam. Eu sempre dizia a ele ‘você é uma menina’. Gal, aos 77 anos, é uma menina’”, contou.
Enterro
Por volta das 15h desta sexta, o corpo de Gal Costa deixou o Hall Monumental da Alesp e seguiu para o enterro, que será fechado apenas para familiares e amigos próximos.