Com DVD inédito, Péricles abençoa nova geração de pagodeiros
Cantor falou ao Metrópoles sobre o recente DVD, indicação ao Grammy Latino e a paternidade aos 50 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Celebrando 33 anos de carreira, Péricles segue como um dos grandes porta-vozes do pagode. Ícone da geração 1990, o cantor mostra que se mantém forte na cena nacional com o recém-lançado de Mensageiro de Amor, DVD registrado na Arena Fonte Nova, em Salvador. “Gravar na Bahia é uma vontade que nutro desde os tempos do Exaltasamba e que conseguimos realizar agora”, diz o pagodeiro.
Com direção do ator Lázaro Ramos, o álbum conta 13 faixas e a participação de Tiee, Jorge Vercillo, Jeniffer Nascimento e Xanddy do Harmonia do Samba. “A escolha de repertório nunca é uma coisa muito fácil. A gente estabelece o critério de puxar as que têm mais mais views e as mais pedidas nas rádios. Claro que fica muita coisa de fora, mas os fãs sempre sabem absorver muito bem”, explica.
Após a seleção criteriosa, o disco recebeu hits do grupo Exaltasamba e de sua carreira solo, clássicos do samba e pagode. Além de nove músicas inéditas e uma versão exclusiva de Ebony and Ivory, de Paul McCartney e Stevie Wonder. “A música é um universo amplo e dentro dele tento fazer o meu melhor. Foi ideia do Lázaro [Ramos] colocar essa canção e realmente ficou muito bonito. Ela entra num momento estratégico do show, onde a gente discute as desigualdades que o mundo vem vivendo e o que a gente pode fazer pra mudar isso”, conta Péricles.
Mensageiro do Amor traz, ainda, canções do álbum Em Sua Direção — título que concorre na 20ª edição do Grammy Latino, ao prêmio de Melhor Álbum de Samba e Pagode. “Essa indicação é um incentivo. Me dá vontade de seguir em frente e fazer mais e melhor. Estou concorrendo com gente muito boa e estar entre eles já é um grande presente e me dá uma felicidade tremenda”, considera.
Nova Geração
Da safra da Era de Ouro do Pagode, Péricles vê com bons olhos os artistas da nova geração do ritmo e destaca nome como Dilsinho, Mumuzinho, Ferrugem e Vitinho. “Do mesmo jeito que nossos ídolos nos receberam bem lá atrás, é nosso dever receber quem está chegando. Eles são grandes intérpretes, levam nosso legado e eu me vejo representado através do som deles”, elogia o veterano.
Na lista de novos pagodeiros, está o nome do filho de Péricles, Lucas Morato, que optou por seguir a mesma carreira do pai. “Desde o começo enxerguei nele um talento, e quando ele decidiu ser músico a única coisa que perguntei foi se ele tinha certeza sobre o caminho que estava escolhendo”, afirma. O artista garante não interferir na profissão do filho.
“Eu quero que a trajetória dele seja a trajetória dele. Assim como muita gente me ajudou, eu procuro ajudá-lo apenas com bons conselhos”, ressalta Péricles.
Filho temporão
Em agosto deste ano, o sambista pegou os fãs de surpresa com o anuncio de que, aos 50 anos, seria pai novamente. Casado com Lidiane Faria, Péricles, que já é pai de Lucas Morato, agora espera uma menina, Maria Helena. “Essa nova experiência faz a gente ver a vida de forma diferente”, desabafa.
Ao Metrópoles, o músico confessou o desejo de ser um pai melhor, mais maduro. “Espero com toda essa experiência passar muita coisa boa para a Maria Helena que está chegando e vai encontrar esse mundo totalmente diferente”, conclui.