metropoles.com

Com 3 décadas de palco, MC Koringa se reinventa no mundo do funk atual

O cantor MC Koringa está comemorando 28 anos de carreira e voltou as TOP50 do Spotify com a releitura de Pra Me Provocar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida de MC Koringa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de MC Koringa - Metrópoles - Foto: Divulgação

“O tamborzão rolando solto/ E as minas vão descendo até o chão /Ao som do tamborzão”. Quem nunca dançou no baile ao som dessa música de MC Koringa? O produtor musical que antecedeu grandes nomes do funk completa 28 anos de carreira em 2024 e voltou ao TOP50 do Spotify com a releitura de Pra Me Provocar, outro sucesso de sua trajetória.

Em entrevista ao Metrópoles, o músico passou um pente-fino em sua carreira e ainda aproveitou para analisar o cenário do funk, em comparação com o que ele viveu anos atrás, quando estava no auge de sua história na música.

 

4 imagens
O cantor que antecedeu grandes nomes do funk completa 28 anos de carreira em 2024
Voltou ao TOP50 do Spotify com a releitura de Pra Me Provocar, outro sucesso de sua trajetória.
Em entrevista ao Metrópoles, o músico passou um pente fino em sua carreira e ainda aproveitou para analisar o cenário do funk, em comparação com o que ele viveu anos atrás, quando estava no auge de sua história na música
1 de 4

O tamborzão rolando solto/ E as minas vão descendo até o chão /Ao som do tamborzão. Quem nunca dançou no baile ao som dessa música de MC Koringa?

Divulgação
2 de 4

O cantor que antecedeu grandes nomes do funk completa 28 anos de carreira em 2024

Divulgação
3 de 4

Voltou ao TOP50 do Spotify com a releitura de Pra Me Provocar, outro sucesso de sua trajetória.

Divulgação
4 de 4

Em entrevista ao Metrópoles, o músico passou um pente fino em sua carreira e ainda aproveitou para analisar o cenário do funk, em comparação com o que ele viveu anos atrás, quando estava no auge de sua história na música

Divulgação

“É uma alegria imensurável. Fico muito feliz de ver ao longo do tempo vários DJs remixarem minhas músicas, dando roupagens que se adaptam aos seus estilos, independente de quais forem”, declarou. O artista acrescenta que sua história atravessa gerações também porque explora “diversas melodias com letras dançantes”.

O tempo de estrada, é claro, faz Koringa olhar para trás e enxergar o que colocou no funk: “Vem a minha mente de que um dia tudo isso parecia tão distante e quase impossível, mas quando colocamos o amor pelo que fazemos à frente (claro que não pode nos faltar a fé antes de tudo) nem sentimos a caminhada”.

Koringa de volta com Pra Me Provocar

Foi durante esse olhar pro caminho trilhado que Koringa resolveu lançar uma versão novo de Pra Me Provocar – faixa originalmente lançada em 2012 e que rapidamente alcançou o sucesso. Entretanto, em 2023, o artista decidiu lançar uma releitura da canção e entrou no Top 50 do Spotify.

Ao lado do DJ João Pereira, Koringa tirou a cara de “melody” da faixa e trouxa para os padrões mais atuais do funk, adicionando novos ritmos, e gerando ainda outras duas versões (uma mais lenta e outra acelerada).

Koringa entende que o mundo da música vive em evolução e o artista não quis ficar para trás.

“O Funk é essa metamorfose ambulante que em cada canto do Brasil tem a sua identidade. Cada tempo traz suas dificuldades e facilidades”, descreveu.

Das rádios para o streaming

Além do funk mudar, o mercado fonográfico como um todo sofreu alterações. “Hoje, a saga é gravar o som, subir para as plataformas e conseguir chegar no público almejado”, pontuou. Quando estourou com O Tamborzão Tá Rolando, a venda de CDs ainda imperava no mundo da música. A mudança de lá para cá, segundo o próprio músico, foi “assustadora”.

“Ainda não sabíamos o quanto essa mudança poderia ser ampla em termos de alcance. A tirar como exemplo os divulgadores que antes pegavam estradas com materiais dos artistas (discos, fitas e CDs) para chegar às rádios. As próprias mídias físicas para chegarem nas lojas para serem vendidas dependiam de transportadoras e, hoje, com um clique, a música é disparada para o mundo inteiro”, avalia.

E para 2024?

Além da releitura de Pra Me Provocar, o cantor garante outras produções. “Tem muitas novidades vindo por aí como músicas inéditas e alguns feats. Aguardem porque, ao som do Koringa, ninguém para de dançar”, encerrou, aos risos .

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?