metropoles.com

Cinco artistas da nova geração hip-hop do DF que vale a pena conhecer

Moradores da Santa Maria, Sobradinho e Brazlândia, entre outros, contam com as mídias digitais para conquistar reconhecimento na música

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
A7 Assessoria Artística/Divulgação
Rappers do DF
1 de 1 Rappers do DF - Foto: A7 Assessoria Artística/Divulgação

Por muitos anos, Ceilândia foi o principal celeiro de artistas do hip-hop do Distrito Federal. De lá, surgiram nomes como Viela 17, Câmbio Negro e Dino Black, que forjaram a identidade brasiliense no gênero e hoje são inspiração para a nova geração. Agora, o som genuíno das periferias ecoa por outras “quebradas” do quadrado com as vozes de jovens que lutam para viver de música.

Santa Maria, Brazlândia e Sobradinho, são algumas das cidades que contam com representantes de estilos como o rap e o trap. O Metrópoles selecionou cinco artistas que vêm se destacando nesse cenário. Confira:

5 imagens
Lejow
Caetano Marques
RoyMV7
MC Bruno da BZC
1 de 5

Gkali

Divulgação
2 de 5

Lejow

Divulgação
3 de 5

Caetano Marques

Divulgação
4 de 5

RoyMV7

Divulgação
5 de 5

MC Bruno da BZC

Divulgação

Gkali

Crescida e criada em Santa Maria, Gkali, de 21 anos, soma mais de 130 mil visualizações no YouTube e nas plataformas de streamings com canções como Capital da Naves e Tipo Anitta. Sob a tutela da brasiliense A7 Produções, lançou em setembro deste ano o EP Jogando Meus Sonhos. Com influências de ritmos como o funk, trap, samba e pagode, as quatro faixas do álbum exaltam o protagonismo feminino.

“Ceilândia tem muito rappers e sou grata pela contribuição deles e delas. Mas também tem gente muito ‘foda’ de outras cidades do DF. Eu fico extremamente feliz de representar a Santa Maria, onde tudo começou”, ressalta Gkali, que deixa seu amor pela terra natal no hit mais recente, intitulado Santa Sul.


Caetano Marques

Com voz grave e caneta apurada, Caetano Marques vem construindo seu nome na cena nacional. Nascido em Taguatinga, fez parcerias com artistas de outros estados como o rapper Kawê de São Paulo, e o Mc Lya, do Rio de Janeiro.

O músico ultrapassa os 320 mil views só no YouTube. Além de 116 mil plays no Spotify. Para conquistar os números promissores, Caetano precisou enfrentar os desafios comuns a todos os artistas não-agenciados por grandes gravadoras.

“A maior dificuldade é a falta de recursos e de união [dos rappers] de Brasília. Isso atrapalha bastante para quem está chegando agora. Temos grandes talentos aqui, fazendo trabalhos incríveis e que só precisam de uma oportunidade”, considera Caetano.


RoyMV7

Com quase duas décadas de estrada no hip-hop, RoyMv7 faz uma conexão entre a nova e a velha escola do hip-hop. Em 2021, o cantor e morador de Santa Maria iniciou uma nova fase de sua carreira.

“A nova geração criou uma nova cara para o rap feito no DF, colocando melodia nas rimas, coisa que não se via tanto. A galera das antigas pavimentou as ruas para nova geração poder andar com mais facilidade. Máximo respeito e gratidão”, avalia Roy, cujo o último lançamento, Tá Enganada, o fez atingir a marca de 50 mil visualizações no YouTube.

MC Bruno da BZC

Mc Bruno da BZC traz Brazlândia no nome. O jovem cantor de 24 anos tem como referência grandes nomes da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Cássia Eller e Oswaldo Montenegro, e aposta no trap e funk para alcançar seu lugar no mercado fonográfico nacional. O dono dos hits Tentou ser Santa, Poh Mylena, Mocinha do Problema, Larissa e Manda Foto tem 850 mil visualizações no YouTube. No streaming, BZC já alcançou mais de 200 mil em plays.


Lejow

Com três álbuns, 1%, 3% e Hat-Trick, e mais de 40 músicas lançadas, o cantor e compositor Lejow transita por subgêneros do rap, com foco especial no trapsoul. Mineiro da cidade de Patrocínio, veio a Brasília ainda na infância e, com 12 anos, descobriu as batalhas de rima da cidade. As canções de Lejow somam 180 mil visualizações no YouTube, e aproximadamente 130 mil streams.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?