Childish Gambino é acusado de plagio após sucesso de This is America
Fãs encontraram semelhanças entre o sucesso de Gambino e American Pharaoh, lançada em 2016, pelo rapper Jase Harley
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de ultrapassar mais de 302 milhões de visualizações no YouTube, Childish Gambino passou a enfrentar acusações de plagio por This is America. Tudo começou no último domingo (24/6), quando fãs do rapper Jase Harley usaram o Twitter para apontar a semelhança entre o hit mundial e America Pharaoh, canção lançada em 2016. Glover ainda não se pronunciou sobre o assunto.
American Pharaoh é um dos singles do álbum Free Pxrn: The Memoir of an American Heathen. Além de compartilhar do mesmo flow usado por Gambino, as faixas têm um groove parecido e tratam do mesmo tema: ser negro nos Estados Unidos. A semelhança fica ainda mais evidente durante um dos versos de Harley: “I’m young and I’m black in America” (eu sou jovem e negro na América, em tradução livre).
Jase Harley usou seu perfil no Instagram para comentar a polêmica. “Me sinto extremamente humilde por ser reconhecido e intitulado como uma das inspirações originais para uma das mais importantes peças de arte e música de nosso tempo”, afirmou.
Em nota, o rapper pede, ainda, que os fãs não deixem nenhuma controvérsia ofuscar a mensagem das duas músicas. “Estamos falando sobre injustiças que nós temos enfrentado, e ele ajudou a proporcionar uma plataforma para todas as vozes serem ouvidas. Não podemos desconsiderá-lo por isso! O foco deve ser em efetuar mudanças em nossas comunidades e construir igualdade”, conclui.
Lançada em maio de 2018, This is America chegou ao primeiro lugar do Hot 100 da Billboard, logo após a estreia. Desde o início do debate, Fam Rothstein, um dos parceiros criativos de Glover, negou que eles tenham sido “inspirados” pela música de Harley.