Carnaval no Parque: conheça o tropicalismo americanizado de Reah
O show da artista acontece no palco Ritmos, nesta quinta-feira (28/2), a partir das 18h
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora e compositora Reah Valente percorreu uma longa trilha até reencontra-se com a sua brasilidade. Depois de construir carreira entre Tóquio, Nova York e Los Angeles, a paranaense traz a Brasília o repertório dançante do álbum homônimo, no qual mistura o melhor da música brasileira, como o tecnobrega, com pitadas de pop latino. A artista se apresenta no palco Ritmos, do Carnaval no Parque, nesta quinta-feira (28/2), a partir das 18h.
Os 15 anos de carreira de Reah foram construídos fora do país. Nascida em Foz do Iguaçu, a cantora mudou-se aos 18 anos para Tóquio, onde gravou o primeiro disco, Certain Relativity. De lá, partiu para Nova York, onde gravou mais dois álbuns My Why Back Home e Psychedelic Cinema. “Lá fora eu tocava muito jazz e blues e percebi que a música brasileira é muito mais valorizada em outros países do que no próprio Brasil. A partir de então comecei a olhar de forma mais carinhosa para a nossa cultura”, reflete.
De volta à terra natal, em 2010, Reah tratou de recuperar os laços com a sonoridade nacional. As referências da compositora passaram a ser tanto os artistas veteranos da bossa nova quanto os jovens talentosos que estão tomando conta do mercado. “Tudo me influencia. Desde as minhas viagens a Cuba até ouvir compositores como Jallo”, garante.
O resultado desse resgate cultural aparece em Reah, CD lançado no fim de 2018. “Eu sentia falta da alegria brasileira, de uma linguagem mais simples e do colorido brasileiro. Acabei colocando tudo isso nesse projeto”, explica Reah. Gravado no fim do ano passado em Los Angeles, na Califórnia, a cantora reuniu um time de profissionais brasileiros e pensou em cada detalhe:
“Eu e a minha equipe pensamos em todos os detalhes e foi um desejo nosso reunir um time de brasileiros para a gravação na Califórnia. Para isso, levei 10 profissionais do Brasil. Eles viajaram comigo para a gravação, que durou um dia inteiro! Estou muito feliz com o resultado, pois foi feito com muito carinho e acredito que o público vai gostar também”, conta.
Folia no Parque
Para o seu primeiro show na capital federal, Reah está preparando um grande baile de Carnaval. Acompanhada de uma banda formada por três mulheres, entre elas Ana Treia, percussionista do rapper Emicida, a artista prepara surpresas como uma releitura festiva do clássico I Will Survive. Além, claro, das 10 faixas que compõem o novo disco, entre elas, Tubaína – com mais de 1 milhão de views no YouTube, e No Mesmo Lugar, com clipe récem-lançado e mais de 500 mil visualizações.
“Não vejo a hora de cantar aí. As bandas de Brasília me influenciaram muito, principalmente o rock da década de 1980. Estou muito ansiosa”, conclui.
Carnaval no Parque no palco ritmos — show Reah Valente, Duda Beat e Aparelhinho
Nesta quinta (28/2), a partir das 18h, na Praça das Fontes do Parque da Cidade (estacionamento 9). Ingressos: R$ 131 (meia-entrada). Mais informações no site. Não recomendado para menores de 18 anos