metropoles.com

Carnaval no Parque: conheça o tropicalismo americanizado de Reah

O show da artista acontece no palco Ritmos, nesta quinta-feira (28/2), a partir das 18h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Reah destaque 2
1 de 1 Reah destaque 2 - Foto: Divulgação

A cantora e compositora Reah Valente percorreu uma longa trilha até reencontra-se com a sua brasilidade. Depois de construir carreira entre Tóquio, Nova York e Los Angeles, a paranaense traz a Brasília o repertório dançante do álbum homônimo, no qual mistura o melhor da música brasileira, como o tecnobrega, com pitadas de pop latino. A artista se apresenta no palco Ritmos, do Carnaval no Parque, nesta quinta-feira (28/2), a partir das 18h.

Os 15 anos de carreira de Reah foram construídos fora do país. Nascida em Foz do Iguaçu, a cantora mudou-se aos 18 anos para Tóquio, onde gravou o primeiro disco, Certain Relativity. De lá, partiu para Nova York, onde gravou mais dois álbuns My Why Back Home e Psychedelic Cinema. “Lá fora eu tocava muito jazz e blues e percebi que a música brasileira é muito mais valorizada em outros países do que no próprio Brasil. A partir de então comecei a olhar de forma mais carinhosa para a nossa cultura”, reflete.

De volta à terra natal, em 2010, Reah tratou de recuperar os laços com a sonoridade nacional. As referências da compositora passaram a ser tanto os artistas veteranos da bossa nova quanto os jovens talentosos que estão tomando conta do mercado. “Tudo me influencia. Desde as minhas viagens a Cuba até ouvir compositores como Jallo”, garante.

O resultado desse resgate cultural aparece em Reah, CD lançado no fim de 2018. “Eu sentia falta da alegria brasileira, de uma linguagem mais simples e do colorido brasileiro. Acabei colocando tudo isso nesse projeto”, explica Reah. Gravado no fim do ano passado em Los Angeles, na Califórnia, a cantora reuniu um time de profissionais brasileiros e pensou em cada detalhe:

“Eu e a minha equipe pensamos em todos os detalhes e foi um desejo nosso reunir um time de brasileiros para a gravação na Califórnia. Para isso, levei 10 profissionais do Brasil. Eles viajaram comigo para a gravação, que durou um dia inteiro! Estou muito feliz com o resultado, pois foi feito com muito carinho e acredito que o público vai gostar também”, conta.

Facebook/Reprodução
O clipe da música de trabalho, Tubaína, tem mais de 1 milhão de views no YouTube

 

Folia no Parque
Para o seu primeiro show na capital federal, Reah está preparando um grande baile de Carnaval. Acompanhada de uma banda formada por três mulheres, entre elas Ana Treia, percussionista do rapper Emicida, a artista prepara surpresas como uma releitura festiva do clássico I Will Survive. Além, claro, das 10 faixas que compõem o novo disco, entre elas, Tubaína – com mais de 1 milhão de views no YouTube, e No Mesmo Lugar, com clipe récem-lançado e mais de 500 mil visualizações.

“Não vejo a hora de cantar aí. As bandas de Brasília me influenciaram muito, principalmente o rock da década de 1980. Estou muito ansiosa”, conclui.

Carnaval no Parque no palco ritmos — show Reah Valente, Duda Beat e Aparelhinho
Nesta quinta (28/2), a partir das 18h, na Praça das Fontes do Parque da Cidade (estacionamento 9). Ingressos: R$ 131 (meia-entrada). Mais informações no site. Não recomendado para menores de 18 anos

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?