Carnaval 2024 no DF terá circuito inédito com 30 blocos: veja o mapa
O Circuito Brasília em Folia promete tranformar o Carnaval de Brasília em uma experiência carnavalesca única e integrada
atualizado
Compartilhar notícia
O Circuito Brasília em Folia será a novidade no Carnaval do DF em 2024. A iniciativa promete transformar a folia em uma experiência única e integrada, com 3km de extensão e cerca de 30 blocos carnavalescos.
A ideia é reunir o Setor Carnavalesco Sul, o Bloco das Montadas e a Plataforma da Diversidade, formando um circuito de Carnaval, como explica Dayse Hansa, coordenadora do circuito.
“Esse protótipo é um pouco do nosso observar de muitos anos, décadas até, do carnaval em Brasília, mas também do nosso acompanhamento de carnavais de ruas de outras cidades. Vamos tentar experienciar esse desafio que vai ser percorrer uma avenida com carnaval sem grades, onde ambulantes possam trabalhar e serem nossos bares, tenha sustentabilidade, acessibilidade, folia e respeito”, explica.
Segundo a Calculadora Cultural, criada pela especialista em economia criativa Ana Carla Fonseca, a expectativa é que 400 mil pessoas frequentem o circuito de 10 a 13 de fevereiro. O subsecretário de Difusão de Diversidade Cultural do DF, João Cândido, está com a expectativa alta para o evento. “Esse circuito será muito importante para Brasília. Podemos ter um dos melhores carnavais na história do DF”, acredita.
A Calculadora Cultural também mostra que o circuito Brasília em Folia, ao custar R$ 1.245 milhão, trará como resultado econômico positivo mais de R$ 80 milhões. Mais de mil pessoas entre artistas, técnicos e prestadores de serviços serão diretamente contratados, incentivando o desenvolvimento econômico local.
Carnaval em novos locais
Em 2024, tanto o Bloco das Montadas quanto a Plataforma da Diversidade estarão em novos locais. O primeiro será no gramado da Biblioteca Nacional de Brasília no Eixo Monumental, e o segundo no Eixo Cultural Ibero-americano, ao lado da Torre de TV.
O Setor Carnavalesco Sul permanece no Setor Comercial Sul. No caminho percorrido entre os três espaços, haverá dois trios elétricos com blocos que vão arrastar foliões e folionas pelo percurso, além da programação que acontecerá nos três palcos.
Ensaios, apresentações e desfiles de blocos da cidade em diferentes regiões administrativas como Ceilândia, Taguatinga, Jardim Botânico, Cruzeiro e Plano Piloto, também são parte do projeto. Bem como a promoção de campanhas educativas sobre cultura carnavalesca, redução de danos, combate ao assédio, cuidado com a limpeza urbana e dos espaços públicos.
Carnaval de rua no DF terá pré e pós-folia
As datas oficiais do Carnaval 2024, dias 13 (terça) e 14 (quarta) de fevereiro, não serão as únicas em que os amantes da festa do Momo vão poder extravasar a alegria durante o feriado nacional. No Distrito Federal, os blocos de rua vão começar a agitar os brasilienses dias antes, como já é tradição, com eventos de pré e pós-folia (para os inimigos do fim).
O esquenta dos bloquinhos do DF deve começar no fim de semana do dia 3 de fevereiro, um sábado. Neste ano, Suvaco da Asa e Vai com as Profanas são alguns dos nomes que anteciparam o Carnaval que levou às ruas quase 1,5 milhão pessoas, em cerca de 100 blocos. Já 17 e 18 de fevereiro serão reservados para os foliões que não vão se deixar abater pela ressaca.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, trabalha para que ocorra a diversão com tudo o que a cidade precisa. “O Carnaval é uma identidade cultural do nosso país e do DF. Em todos os cantos essa festa de alegria está presente”, avaliou ao Metrópoles.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) já divulgou o calendário completo dos blocos de rua do Carnaval no DF, com datas e locais disponíveis. A lista foi dividida de acordo com o tamanho e a quantidade de foliões que costumam frequentar os blocos. Confira aqui!