Cantor Ubirany, do Fundo de Quintal, morre vítima da Covid-19
O artista foi um dos fundadores do grupo e responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba
atualizado
Compartilhar notícia
O cantor Ubirany, de 80 anos, morreu nesta sexta-feira (11/12) vítima da Covid-19. O sambista, que é um dos fundadores do Fundo de Quintal, estava internado em um hospital no Rio de Janeiro.
A notícia do falecimento do cantor foi divulgada pelo perfil oficial do grupo Fundo de Quintal no Instagram. Em nota, a equipe de comunicação do conjunto também confirmou a causa da morte do sambista por complicações do novo coronavírus.
Ver essa foto no Instagram
Ubirany Félix do Nascimento, conhecido como Ubirany, tinha 80 anos e foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, na década de 1970.
Além disso, o sambista foi responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba, instrumento que ficou identificado ao conjunto. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do sambista.
Trajetória
Ao lado de Sereno, Márcio Alexandre, Júnior Itaguay, Limpo, Ademir e Bira Presidente, Ubirany foi um dos responsáveis pela criação do Fundo de Quintal.
Um dos grupos mais importantes da história do samba, o conjunto nasceu na casa da cantora Elza Soares, em Jacarepaguá. Com isso, o quintal de Elza acabou dando nome ao grupo.
Confira a nota na íntegra:
“É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.
O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19.
A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”