Campeonato musical revela talentos infantis da periferia do DF
O Estrelato Kids 2020 dará oportunidade para 11 crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos, de cantar e dançar seus estilos preferidos
atualizado
Compartilhar notícia
Já pensou em como seria se, na sua cidade, houvesse um campeonato estilo The Voice Kids? E que, nesse caso, o torneio possibilitasse aos talentos da periferia e de escolas públicas gritar ao mundo suas paixões pela música e dança? É exatamente essa a premissa do brasiliense Estrelato Kids, que, em 2020, dará oportunidade a 11 crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos, para cantar suas canções preferidas em um concurso.
O projeto, idealizado por Wenderson Beckister, tem como objetivo principal mostrar a realidade, a condição e os sonhos de jovens talentos das periferias e das escolas públicas de Brasília. Cada seleção mostrará a situação social, o núcleo familiar, o histórico pregresso e as ambições dos participantes.
“Eu fiz uma viagem para Goiás em um local bem carente e percebi que tinha bastante criança talentosa de comunidade pobre. E então me dei conta de que programas como o The Voice são para quem tem condições de ter aulas de canto, até mesmo bancar uma viagem e hospedagem. Aí decidi criar algo mais acessível, no intuito de mostrar esses talentos”, explicou Wenderson sobre o que o motivou a investir no Estrelato Kids, em 2017.
Regras? Não há! A única exigência do projeto é que a criança seja, obrigatoriamente, da periferia ou estude em escola pública. O idealizador do projeto informou ainda que não há uma idade mínima estipulada. Mas pontuou que opta por jovens de até 16 anos.
Sem nenhum apoio do governo, todo o campeonato é feito por Wenderson, seus colaboradores e pelos pais dos talentos participantes. “Sempre falo que a equipe são as famílias, eles que fazem tudo”, frisou. O projeto ainda conta com alguns diferenciais: além das crianças da periferia, digitais influencers também são convidados a fazer parte do programa.
Os apresentadores deste ano serão o cantor sertanejo Marcos Alberto Filho, de 13 anos, e a funkeira Mc Bia, de 9. A influencer Julia Luna, de 9, fará o papel de repórter e conversará com os pais e amigos das estrelas do projeto. Kelvyn Bertoni e Felipe Gabriel também têm presença garantida na programação – os dois vão atuar como jurados.
“As participações especiais começaram porque percebi que essas crianças com mais oportunidade também queriam ajudar. Então, dei um jeito de encaixá-los”, assinala Wenderson.
Estrelas da periferia
Foco do programa, as crianças são dos mais variados locais do Distrito Federal e tem os mais diversos talentos. Todas elas, porém, carregam o mesmo sonho: brilhar!
A participante Maria Fernanda Caldeira, 11 anos, é moradora de Planaltina e fará uma apresentação de jazz no campeonato. A pequena tem bolsa de estudos em uma academia de dança da cidade e é motivo de orgulho dos professores Shirley Santos e Jhonattan Ian.
“O Estrelato é um apoio muito grande para essas crianças da periferia. São talentos natos que vamos achando aqui no DF e foi uma ideia brilhante criar o programa para poder mostrar potenciais estrelas da periferia”, opina Shirley. “O projeto ajuda muito no crescimento pessoal da criança também, passa mais autoestima e autoconfiança”, completa Jhonattan.
Além de Maria Fernanda, participarão também Letícia da Silva, 10, moradora do P. Norte; Felipe Gabriel, 14, da Estrutural; Alex Barbosa, 16, da Samambaia; Sofia Melo, 14, da Ceilândia; Lara Isabela, 11, de Sobradinho 1; Ulisses Ferreira, 14, do Gama; Luiz Gustavo, 13, da Ceilândia; Maria Fernanda, 10, de Luziânia; Sarah Esther, 9, da Ceilândia; e Ana Júlia Palhano, 13, do Cruzeiro.
Na lista de espetáculos, estão apresentações de música gospel, sertanejo e até forró. Já os dançarinos trarão os seguintes estilos: balé, jazz, funk e hip-hop.
Atualmente, os pequenos ensaiam para a semifinal do Estrelato Kids, que será no próximo dia 25. A partir daí, será definido quantas crianças irão à final, prevista para 8 de maio.
Estrelato Kids 2020
No dia 25 de março, na Casa Thomas Jefferson (W5 Sul), a partir das 19h30. Ingressos à venda por R$ 35, no @multifocooficial, até o dia 18/03