metropoles.com

Caetano Veloso faz homenagem emocionante a Gal Costa nas redes sociais

Na publicação, Caetano fez questão de relembrar a história de Gal Costa e exaltar seu lado artístico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Reprodução
Gal Costa e Caetano Veloso abraçados - Metrópoles
1 de 1 Gal Costa e Caetano Veloso abraçados - Metrópoles - Foto: TV Globo/Reprodução

Caetano Veloso, amigo de longa data de Gal Costa, que morreu na manhã dessa quarta-feira (9/11), publicou uma homenagem para a cantora em seu perfil do Instagram. O cantor postou um vídeo antigo em que aparece falando de Gal, e diversos registros ao lado dela. Na legenda, Caetano fez questão de relembrar a história dela e exaltar seu lado artístico.

“Gal era uma menina que morava na Rua Rio de São Pedro, na Graça. O mais tocante era a emissão da voz. João Gilberto, Antonio Carlos Jobim e eu percebemos isso. Há muitos outros aspectos em que a canção brasileira se encontrou engrandecida por vozes femininas. Mas a emissão da voz em Gal era já música, independentemente do domínio consciente das notas. E isso fazia com que o espírito dela expressasse sutilezas, pensamentos, sentimentos, asperezas, doçuras, de modo espontâneo”, começou.

“O disco Recanto diz tudo o que chego a saber sobre Maria da Graça, Gracinha, Gal. Compus novas canções (que somei a uma que eu tinha feito para Jane Duboc, exemplo de cantora com absoluto domínio da música) para que o significado da presença de Gal entre nós se explicitasse. Vou ouvir Recanto – e sugiro a quem me leia que faça o mesmo – para repensar a Gal Fa-Tal, a Gal Domingo, a Gal Meu Nome É Gal. Moreno Veloso me disse que reouviu esse disco esses dias e voltou a entender tudo”, completou o cantor.

Confira a publicação:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso)

Gal Costa e Caetano

Gal conheceu Caetano em 1963, aos 18 anos, apresentada a ele por Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga, que se tornou esposa do cantor anos mais tarde. Mesmo sem laços sanguíneos, a cantora já declarou em um show, em 2006, que Caetano era como um mano (irmão) para ela. O filho mais novo dele, Moreno Veloso, é afilhado da artista.

A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista na manhã de ontem. A causa ainda não foi confirmada. Gal era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo nesse fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora. O diretor da turnê de Gal, Nilson Raman afirmou que ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro.

4 imagens
Gal Costa
Cantora faleceu aos 77 anos
Gal Costa morreu em novembro de 2022
1 de 4

Gal Costa

Marcos Hermes/Divulgação
2 de 4

Gal Costa

Marcos Hermes/Divulgação
3 de 4

Cantora faleceu aos 77 anos

Mauricio Santana/Getty Images
4 de 4

Gal Costa morreu em novembro de 2022

Reprodução/ New Mag

Duas horas antes da assessoria confirmar a morte, a artista publicou no Twitter um vídeo cantando a música Sorte ao lado de Caetano. Na legenda do post, a cantora citou um trecho da música: “Meu amor, você me dá sorte”, se declarando ao amigo. Confira a publicação:

O cantor repostou o tweet de Gal em seu perfil e colocou um coração vermelho como legenda. Veja:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?