Brega-funk cresce no Brasil e vira tema de documentário
A procura pelo gênero no Spotify aumentou 145% em 2019
atualizado
Compartilhar notícia
Você conhece o Brega-funk? O ritmo é, atualmente, um dos principais virais da música brasileira, ocupando o topo das paradas: uma mistura do elementos nordestinos com as batidas e pancadões do som carioca. Entre os principais nomes do estilo, estão MC Loma e as Gêmeras Lacração, Aldair Playboy e Dadá Boladão.
Pesquisa revelada pelo Spotify Brasil, mostra que a procura pela playlist de Brega-funk cresceu 145% neste ano na plataforma. A música Surtada, de Dadá Boladão, Tati Zaqui e OIK, por exemplo, entrou para o ranking das mais tocadas do serviço de streaming.
O gênero, inclusive, virou tema do segundo documentário do projeto Música Pelo Brasil. Com direção de Felipe Larozza e apresentação do jornalista GG Albuquerque, o vídeo explora a evolução do ritmo e suas raízes em Pernambuco.
“A história do brega-funk é a história da cultura de sobrevivência dos Mcs do Recife. O movimento reuniu elementos de diferentes cenas musicais da periferia do Brasil em uma batida eletrônica original e inovadora. Um som que mudou a identidade e o imaginário cultural de Pernambuco e Nordeste”, diz GG Albuquerque, pesquisador de músicas periféricas e curador do documentário produzido pelo Spotify.
Eu to achando muito massa e agradecendo muito a Deus por estarmos chegando em locais que diziam que a gente não ia chegar e a gente vem hoje rompendo as barreiras”, completa MC Troia, outro representante do gênero.
O Spotify também revelou as 10 músicas do gênero que são mais ouvidas na plataforma.
Confira:
1. Hit Contagiante – Felipe Original, JS o Mão de Ouro, MC Kevin o Chris, Sodré
2. Envolvimento – MC Loma e As Gêmeas Lacração
3. Baile da Colômbia (Brega Funk) – Remix – DJ 2F, DJ Anderson França, MC Ysa, MK no Beat
4. Paralisa – MC Loma e As Gêmeas Lacração, MC WM
5. Não se apaixona – DJ Cassula, Dj Kelvinho, Jerry Smith, MC Loma e As Gêmeas Lacração
6. Surtada – Remix Brega Funk – Dadá Boladão, OIK, Tati Zaqui
7. Tome na Pepeka – Biel XCamoso, Mc Lucy, Shevchenko e Elloco
8. Treme Treme – MC Loma e As Gêmeas Lacração
9. Combate – Aldair Playboy, MC WM
10. Ninguém Fica Parado – Maneirinho do Recife, Shevchenko e Elloco
“A cultura acontece no Spotify. Este ano, o brega-funk chegou ao topo do charts Brasil na plataforma, assim como tem acontecido com o sertanejo e o funk em geral desde que o Spotify chegou ao país, em 2014. Quando esse tipo de fenômeno cultural, essa junção de ritmos acontece localmente, ele se reflete na música que ouvimos no streaming”, diz Roberta Pate, diretora de relacionamento com artistas e gravadoras do Spotify na América Latina.
Ouça a lista Brega-funk: