metropoles.com

Brasiliense Pedro Martins vai tocar em festival com Eric Clapton

Nascido na região administrativa do Gama, o guitarrista é uma das apostas da música instrumental brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrea Possamai/Divulgação
RED_Pedro Martins guitarrista 2
1 de 1 RED_Pedro Martins guitarrista 2 - Foto: Andrea Possamai/Divulgação

A fama de Brasília como celeiro de músicos virtuosos mais uma vez rompeu fronteiras. Agora, o talento do guitarrista Pedro Martins encantou o ídolo mundial Eric Clapton. A convite do britânico, Pedro e o também brasiliense, Daniel Santiago, irão participar do Crossroads Guitar Festival 2019, em Dallas, no Texas (EUA), evento promovido pelo artista anualmente e que completa 20 anos em setembro. O show reunirá nomes como James Bay, Jeff Beck e Gary Clark Jr., além do próprio anfitrião.

Quem apresentou o som do brasileiro ao autor de Tears in Heaven foi o jazzista norte-americano Kurt Rosenwinkel. O produtor ficou impressionado após ouvir o brasiliense tocar no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. O álbum levado por Rosenwinkel foi Simbiose (2017), uma parceria de nove faixas de Pedro e Daniel.

Não será o primeiro encontro de Pedro Martins e Eric Clapton. Depois de vencer o concurso de guitarristas no Montreux Jazz, o brasiliense foi levado por Rosenwinkel a um estúdio em Nova York e, enquanto gravava Vox, seu segundo e mais recente CD solo, encontrou o ídolo.

Nascido na região administrativa do Gama, cidade a 40 km do centro de Brasília, Pedro Martins canta, toca guitarra, teclado, baixo, bateria, percussão e flauta, além de explorar uma sonoridade repleta de influências de nomes como Toninho Horta, Beto Guedes e Lô Borges.

O multi-instrumentista também é valorizado por artistas de sua terra natal. O mais ilustres deles é o bandolinista de fama internacional Hamilton de Holanda, com quem viajou o país no espetáculo O Som da Imagem, em 2018.

“O Pedrinho é bom demais! Toca fácil, faz um monte de música bonita, além disso tem um coração enorme. Desde que o vi pela primeira vez tocando, tinha certeza que seria reconhecido mundo afora. Estou sempre na torcida e na parceria!”, declarou Hamilton.

 

4 imagens
Com o amigo Hamilton de Holanda durante a turnê de O Som da Imagem
Atualmente Pedro divulga as canções de Vox
Pedro Martins no palco do Clube do Choro
1 de 4

Ele precisou cancelar shows de sua turnê

Arquivo Pessoal/Divulgação
2 de 4

Com o amigo Hamilton de Holanda durante a turnê de O Som da Imagem

Divulgação
3 de 4

Atualmente Pedro divulga as canções de Vox

Estúdio Tertulia/Divulgação
4 de 4

Pedro Martins no palco do Clube do Choro

Andrea Possamai/Divulgação

Um dos fundadores da Escola de Choro Raphael Rabello, Reco do Bandolim ressalta que, apesar dos seus 25 anos, Pedro tem uma maturidade musical incrível. “A sensação é que ele pega as informações dos livros que lê, dos filmes que vê e dos amigos que faz e transforma em arte”, elogia.

Reco do Bandolim comemora ainda o sucesso do artista que já passou tantas vezes pelo palco do Clube do Choro. “O Brasil já foi tão menosprezado pela sua mistura e hoje é reconhecido e valorizado justamente pela diversidade impressa em sua música. O Pedrinho traz uma bagagem tão rica. É um garoto muito jovem, mas que já demonstra uma visão de mundo. Todo o sucesso dele é merecido”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?