metropoles.com

Brasília Rosa in Concert: show reúne prevenção e muito talento

Cinco cantoras do Distrito Federal se juntam para uma apresentação que visa conscientizar a plateia sobre o câncer de mama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ana Lélia. Brasília(DF), 17/10/2019
1 de 1 Ana Lélia. Brasília(DF), 17/10/2019 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Nos versos de Maria, Maria, Fernando Brant e Milton Nascimento cantam: “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre”. A música, uma das mais lindas da MPB, está no repertório de cinco cantoras brasilienses. Ana Clara Hayley, Ana Lélia, Carol Melo, Daniela Firme e Nathalia Cavalcante sobem ao palco da Cervejaria Criolina, nesta quinta-feira (24/10/2019), para entreter e conscientizar a plateia sobre o câncer de mama.

O Brasília Rosa in Concert reúne as cinco artistas com diferentes vivências na indústria da música e na vida. Em comum: todas elas, de alguma forma, já precisaram lidar com o câncer. Por isso, elas decidiram unir seus talentos em um show que vai arrecadar fundos para a Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília – Recomeçar. Não à toa, a apresentação ocorrerá como uma atividade do Outubro Rosa, mês no qual se conscientiza a população sobre o câncer de mama.

“Este projeto nasceu de duas conversas: uma entre eu, a Nathalia e a Dani; a outra foi com a Ana Clara e a Carol Melo. Inicialmente queríamos reunir todos esses talentos. Depois, por conta da [Ana] Clara, tivemos a ideia de ajudar, de contribuir da nossa forma”, explica Ana Lélia, 46 anos, que está com a música Baby Don’t Go Away na trilha sonora de Malhação – Toda Forma de Amar.

Igo Estrela/Metrópoles
De baixo para cima: Nathalia Cavalcante, Ana Lélia, Ana Clara Hayley, Carol Melo e Daniela Firme
Vivência

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estimam-se 59,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil no biênio 2018-2019. Um dos principais fatores no tratamento mais eficaz da doença é o diagnóstico precoce. Por isso, Ana Lélia projetou colocar cinco mulheres no palco. “A música é uma forma de divertir e de conscientizar”, alerta a cantora.

Descobrir prematuramente a doença foi decisivo para Ana Clara Hayley. A australiana professora da Escola Americana de Brasília (EAB) descobriu um tumor aos 28 anos de idade. Hoje, aos 36, depois de ter enfrentado a doença, ela usa a música para contar sua experiência. “Reconstruí minha vida, reaprendi a lidar com meu corpo. Essa situação força um amadurecimento e envolve toda sua família”, lembra.

5 imagens
No espetáculo, elas vão interpretar juntas Maria, Maria, clássico de Milton Nascimento
Cada uma das artistas, à sua maneira, teve contato com o câncer
O projeto surgiu de conversas entre as cantoras
Brasília Rosa in Concert reunirá recursos para a associação Recomeçar
1 de 5

Cantoras durante ensaio: arte e conscientização

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 5

No espetáculo, elas vão interpretar juntas Maria, Maria, clássico de Milton Nascimento

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 5

Cada uma das artistas, à sua maneira, teve contato com o câncer

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

O projeto surgiu de conversas entre as cantoras

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Brasília Rosa in Concert reunirá recursos para a associação Recomeçar

Igo Estrela/Metrópoles

A mais nova da turma, com 22 anos, Nathalia Cavalcante, ex-participante do The Voice Brasil, e Carol Melo, 40, vivenciaram o câncer entre amigos e familiares. “Tenho uma amiga em tratamento. Ela está sempre forte. Vou cantar pensando nela”, contou Melo, que faz parte da banda Lado A. “Queremos desmistificar essa ideia de que a mulher só vai se cuidar se ocorrer algo grave. Vamos falar de prevenção”, antecipa Cavalcante.

Repertório

No palco, as artistas vão cantar sucessos internacionais e nacionais, além de seus trabalhos autorais. Daniela Firme, 36, levará ao espetáculo sua experiência na banda Rock Beats (cover) e de sua carreira solo. Ao lado dela, também estará a lembrança de uma amiga próxima que superou o câncer de mama. “Nós, mulheres, precisamos falar disso”, aponta.

No repertório, além de Maria, Maria – que promete um final apoteótico com as cinco cantoras no palco –, hits como Fly Me To The Moon (Frank Sinatra), Se Você Pensa (Roberto Carlos), Como Nossos Pais (Belchior), Pagu (Rita Lee), Try a Little Tenderness (Otis Redding) e Dona de Mim (Iza).

“Gosto de trabalhar com compositores e compositoras que me emocionam”, conta Nathalia Cavalcante. “É muito legal ter a chance de mostrar sua música”, completa Daniela Firme. “Vai ser um estouro”, garante Ana Lélia.

Associação

Fundada em 23 de agosto de 2011, a Recomeçar realiza ações em prol de mulheres com câncer de mama, que vão do acolhimento até a divulgação de informações. A instituição também fornece sutiãs com prótese às pacientes que precisam passar pela cirurgia de mastectomia (retirada dos seios).

Brasília Rosa In Concert
Nesta quinta-feira (24/10/2019), na Cervejaria Criolina (SOF Sul, Quadra 1, Conjunto B, Lote 6), a partir das 20h. Com apresentação das cantoras Ana Clara Hayley, Ana Lélia, Carol Melo, Daniela Firme e Nathalia Cavalcante. Ingressos a partir de R$ 15, à venda on-line

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?