Billie Eilish lança clipe de Xanny e reafirma crítica à droga
A cantora divulgou a produção em seu Instagram. A canção fala sobre o ansiolítico Xanax, febre entre jovens de sua geração
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora Billie Eilish, destaque nos prêmios musicais de 2019, lançou o clipe da música Xanny na quinta-feira (05/12/2019). A faixa está no último álbum lançado da cantora: WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?. O vídeo está disponível no canal do YouTube.
Xanny se refere ao remédio Xanax, droga relacionada à epidemia de opioides que afeta a Geração Z. Esse é o primeiro vídeo dirigido pela artista, e não foge estilo straight edge, mas nessa produção específica, Billie consegue traduzir para o telespectador de maneira visual os efeitos de Xanax.
Straight edge é uma subcultura do hardcore punk dos anos 1980, defendendo a abstinência em relação a entorpecentes. Eilish vai pelo caminho contrário de outros artistas da geração com a música Xanny. Enquanto outros rappers, como Lil Xan, exaltam o uso recreativo da pílula, Billie usa sua fama para defender que o “barato” não vale a pena.
O Xanax, conhecido no Brasil como Alprazolam, foi uma das substâncias encontradas no corpo do rapper americano Lil Peep. Ele foi encontrado morto em novembro de 2017, depois de sofrer uma overdose de Xanax e Fentanil, um analgésico sintético.