metropoles.com

Beyoncé lança (oficialmente) Renaissance, uma homenagem à house music

O disco, após vazar na internet, chega às plataformas de streaming nesta sexta-feira (29/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Divulgação
Beyonce Renaissance
1 de 1 Beyonce Renaissance - Foto: Instagram/Divulgação

Após surpreender boa parte do público com Break My Soul, uma faixa que reverencia a cultura de boate, Beyoncé traz a continuação dessa nova era, nesta sexta-feira (29/7), com o disco Renaissance. Ao menos oficialmente, já que há dois dias uma versão do álbum vazou na internet e, ao menos nas redes sociais, empolgou o público.

O disco que chega hoje às mãos dos fãs (ou melhor, aos serviços de streaming) é a primeira parte de um projeto que terá, segundo a própria Beyoncé, três atos. Mais do que uma ode à vida noturna e à house music, a obra é também uma homenagem à comunidade LGBTQIAP+, representada na figura do tio da cantora.

“Um grande obrigado ao meu tio Jonny. Ele foi minha madrinha e a primeira pessoa a me mostrar muito da música e da cultura que serve de inspiração para este disco. Obrigado a todos os pionerios que originaram essa cultura, a todo os anjos caídos e suas contribuições que foram ignoradas por muito tempo. Isso é uma celebração a vocês”, escreveu Beyoncé.

Essa é a segunda homenagem pública de Beyoncé ao tio, em 2019, ao receber o GLAAD Media Awards, a cantora celebrou Jonny. “Os direitos LGBTQIAP+ são os direitos humanos”, cobrou a cantora na época.

Musicalmente

Além de uma celebração do tio e de sua cultura, Renaissance é em grande medida uma homenagem à house music e à importante contribuição da população negra na criação do gênero – atualmente, um dos mais populares da música eletrônica.

O gênero, que fica presente em Break My Soul, surgiu com o DJ Frankie Knuckles (1955 – 2014), um dos principais nomes responsáveis por popularizar o estilo e apontado por muitos como o criador da house music.

Com batidas que oscilam entre 126 e 130 bpm, a house music foi, sobretudo nos anos 1980, um símbolo de resistência e da cultura das boates, com um som marcado pelo uso das baterias eletrônicas. O gênero também encontrou forte acolhida entre o público LGBTQIAP+.

Renaissance está disponível nas principais plataformas de streaming.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?