metropoles.com

Bardow: banda do DF aposta em estética medieval e estilo folk’n’roll

Há pouco mais de um ano no cenário musical da capital, o grupo mistura referências celtas e irlandesas com os dois pés no rock

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Pimentel/Especial para o Metrópoles
Brasília (DF), 06/04/2018 Bardow Folk Local: Zepelim Guará 2 F
1 de 1 Brasília (DF), 06/04/2018 Bardow Folk Local: Zepelim Guará 2 F - Foto: Bruno Pimentel/Especial para o Metrópoles

Quem pensa que o estilo medieval conquista apenas os fãs das séries televisivas e superproduções cinematográficas está muito enganado. A banda brasiliense Bardow & Os Folks, idealizada pelo musicista Bardow, de 33 anos, prova o contrário. Inspirado em canções celtas, com pitadas de blues e muito rock, o grupo já gravou dois videoclipes e atrai admiradores de todas as idades.

Com três singles lançados, Raiva, Joolie e Sonhos, os músicos buscam referências em nomes internacionais como The Dubliners, The Pogues, Lunasa, Dropckik Murphys, Flogging Molly e Faun (com tour brasileira programada para o segundo semestre) – além, claro, da brasileira Tuatha de Danann, pioneira do gênero no país. “A música nordestina também nos inspira muito, Sivuca, Alceu Valença, Zé Geraldo, Zé Ramalho e muitos outros poetas e mestres do folclore brasileiro”, explica Bardow.

Formada por Alan Pinho, Thiago Chaves Araujo, Tom Suassuna, Oswando Goulart e Bardow, a banda apresenta instrumentos ainda pouco conhecidos do grande público: gaita de fole galega, gaita de fole (smallpipe) escocesa, hurdy-gurdy (viela de roda), tin whistle, low whistle, flauta barroca e flauta germânica.

Divulgação
Instrumentos medievais ganham espaço no palco

 

Paixão pelo medieval
“Sou fascinado com a cultura celta e irlandesa desde criança. Meu avô materno era contador de histórias, pescador, e migrou da Irlanda para o Brasil. Eram contos fantásticos demais para serem verdade”, relembra Bardow.

Esse foi o gatilho para a fascinação do artista pela temática, consolidada após intercâmbio na Irlanda. “Estudei e absorvi tudo o que pude – música, cinema, literatura, produção de cervejas e gastronomia, entre outras coisas. Trabalhei nos mais tradicionais pubs irlandeses, como no Temple Bar, em Dublin, e tive contato direto com a cultura, música e artes de lá, com as quais sonhei a vida inteira”, conta.

Público fiel e diversificado
De acordo com o vocalista, Brasília tem admiradores fiéis, presentes e muito animados. “Esse público tem crescido – ou, como eu prefiro falar, manifestado-se cada vez mais. Acredito que sempre existiram pessoas apreciadoras desse segmento musical, mas, por falta de uma ‘cena’ que proporcionasse shows e eventos do gênero, não se manifestavam”, considera.

Para Bardow, a novela global Deus Salve o Rei tem servido para difundir ainda mais o gênero. “Outrora tímida e discreta, a cena ganhou força. E, cada vez mais, as pessoas estão descobrindo e acompanhando trabalhos nessa linha”, afirma.

Prova disso é que o Saint Patrick’s Day (comemoração do padroeiro dos boêmios irlandeses), celebrado no dia 17 de março, conquistou os brasileiros. “Fizemos cinco shows na semana do Saint Patrick, todos com ótima plateia e pessoas diversas, tanto em idade quanto em segmentação, com gente até do sertanejo. Muitos passaram a acompanhar nossa agenda e redes sociais.”

Divulgação
Bardow em ação: público se empolga com música medieval

 

Primeiro disco
Mesmo envolvido até maio deste ano na organização do Brasília Celtic Folkval – festival produzido em parceria com o Espaço Cultural Canteiro Central e que contará com feira temática durante o dia, arquearia, danças típicas, oficinas e shows –, a banda trabalha a pré-produção do primeiro álbum, Os Cantos do Bardow. “Todas as composições são minhas, os arranjos serão de autoria mista e a produção é do Alan Pinho”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?