Bala Desejo e Céu deixam lineup de show após críticas: entenda
Artistas estavam escalados para abrir o show de Erykah Badu, em janeiro, no Nômade Apresenta
atualizado
Compartilhar notícia
Após a polêmica sobre a escolha dos artistas selecionados para abrir o show de Erykah Badu, em janeiro, a banda Bala Desejo e a cantora Céu anunciaram que deixarão o lineup do Nômade Apresenta. A escalação foi bastante criticada, inclusive por artistas negros, por causa das diferenças na estética do trabalho dos selecionados com a da diva norte-americana.
Nas redes sociais, os integrantes do Bala Desejo explicaram que há artistas com “mais propriedade” para ocupar o espaço ao qual foram convidados. “Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós”, ressaltou a banda.
No mesmo comunicado, os músicos dizem esperar que “todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir lineups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá”.
A cantora Céu também se pronunciou nas redes. “Da minha parte, deixo aqui registrado que durante a apresentação do nosso show, o palco teria mulheres pretas preferencialmente, artistas pretos majoritariamente, tendo sido essa uma condição imposta por mim mesma”, afirmou.
“Isso se daria não só na banda, mas também com uma artista extra, escolhida para uma participação especial, que ainda estava em negociação. Alguém com conexão direta com o legado dos artistas evocados nessa noite de celebração”, completou.
Também nas redes sociais, o Festival Nômade prometeu reformular a programação. “Ontem foi um dia de muita reflexão e troca de ideias com parceiros, amigos, e colegas, mas, principalmente, um dia de muita escuta! Estivemos atentes a todos os posicionamentos de vocês”, afirmou a página do festival.