metropoles.com

Azizaa Mystic: cantora-bruxa usa vudu para combater o cristianismo

Inspirada em ritmos africanos, a artista produz um novo tipo de afro-pop

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução do Facebook/@apagstudios
azizaa mystic cred apagstudios
1 de 1 azizaa mystic cred apagstudios - Foto: Reprodução do Facebook/@apagstudios

A artista ganense Azizaa Mystic está lutando contra a ocidentalização da religião cristã em Gana. Em busca das origens cultuais – e espirituais – de sua nação, ela tenta trazer de volta o Vodu, religião com ritos e práticas próximas ao candomblé. Ao longo dos anos, o cristianismo chegou a ser a principal religião da nação africana, com a adesão de 70% da população. Em seguida, aparece o islamismo, prática de 17,6% dos ganenses. As crenças tradicionais do continente são professadas por 5,2% dos locais.

Na busca por popularizar a cultura ancestral, Azizaa, que cresceu entre Accra, em Gana, e Nova York, mesclou o novo e o antigo em um afropop, batizado por ela de “música vudu”. Ela começou jovem, mas foi neste ano que declarou abertamente sua rejeição ao o cristianismo. Em entrevista à PBS, ela disse: “Se vou cantar, cantarei sobre algo que sou apaixonada”.

Inspirada em ritmos africanos tradicionais, como Agbadza e Adowa, a cantora canta o Vodu em suas canções. “Ele reflete na música por que é parte de mim”, colocou Azizaa.

Desde os dias da colonização, nós temos nos separado de nossa base espiritual. Eles trouxeram a Bíblia, nos deram esse livro, fechamos os olhos para rezar e eles tomaram nossa terra e acabamos acorrentados

Azizaa

Em entrevista à Jarring Effects, Azizaa declarou que começou sua carreira musical desde cedo: “Venho de uma família que canta, quase todos são músicos”. Além disso, sua conexão com a cultura africana também ajuda. “Na cultura Ewê, tem uma canção para quase tudo”, aponta a artista.

Black Magic Woman, que em português pode significar mulher negra mágica ou mulher da magia negra, uma de suas canções de mais sucesso, condena o cristianismo. Essa negação da colonização, inclusive, será o norte do trabalho da cantora. “O álbum se chama VODUA que quer dizer ‘A Divindade’. [Nele] você consegue ver como eu interajo com os espíritos que vejo e com os quais eu danço”, revala..

Como qualquer pessoa afro-descendente consegue venerar a mesma ferramenta usada para assassinar seus ancestrais?

Azizaa Mystic

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?