metropoles.com

Atração da Makossa, DJ Nuts fala ao “Metrópoles” sobre sua trajetória na música

O paulistano, conhecido também pelo trabalho ao lado de Marcelo D2, é um dos principais DJs do país, e faz sucesso também no exterior com repertório de música brasiliera

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Kent/Divulgação
DJ Nuts
1 de 1 DJ Nuts - Foto: Rafael Kent/Divulgação

A próxima edição da festa Makossa acontece neste sábado (19/3), no Espaço Floresta (Galeria dos Estados). Além dos DJs Jamaika, Chokolaty, Chicco Aquino, Alan Def, LM e Jr Killa, o line-up terá dois convidados especiais: Erica Dee e Nuts. Canadense radicada nos Estados Unidos, Erica investe em um repertório influenciado pelo jazz e pelo soul. Já Nuts aposta num repertório brasileiro com pitadas de música norte-americana.

“Vou de Ultramagnetic Mcs (grupo de rap norte-americano) ao Hermeto Pascoal. Às vezes, escapo para o jazz, tipo Sun Ra (músico norte-americano). Mas procuro não perder tempo explorando outros universos musicais. Prefiro me dedicar a entender mais sobre esses dois ritmos: o rap e a música brasileira”, diz Nuts, também conhecido pelo trabalho em parceria com o rapper Marcelo D2.

Aqui em Brasília, ele vai mostrar um set list de rap nacional modificado (Sabotage, Racionais, RZO), que mistura batidas instrumentais com músicas a capella famosas (Tim Maia, Os Mutantes, Jackson do Pandeiro e Fafá de Belém, entre outros).

Desde os anos 1980
Aos 38 anos, Nuts é um dos principais DJs brasileiros. Sucesso aqui e no exterior, começou a se interessar por música na década de 1980. À época, o paulistano passou a colecionar discos e a gravar fitas cassetes para os amigos da escola. Em seguida, o DJ montou uma equipe de som e de iluminação para festinhas.

“Quem me ensinou a tocar foi ‘Marcelo 2 Da Bone’, produtor do primeiro disco do Racionais MCs. Profissionalmente, minha estreia na noite foi em 1993, no clube Soweto. Eu abria a pista para o DJ Hum. Na mesma época, fui DJ para a rapper Rose Mc”, lembra.

Amigo de Marcelo D2 há 20 anos — e produtor do primeiro disco solo do rapper, “Eu Tiro É Onda” –, ele já trabalhou com outros nomes importantes da música brasileira, como O Rappa e Chico Science.

Repertório brasileiro
Outra marca registrada de Nuts é o repertório brasileiro, predominante nos set lists nas apresentações em todo mundo. O DJ tem referências musicais no mundo todo, mas faz questão de valorizar as pratas da casa.

“Não só no Brasil, mas em todo o mundo, as pessoas são influenciadas pela cultura norte-americana. Eu também sou. Amo a cultura hip-hop. O problema é que vejo o melhor da minha geração tentando ser cópia de algo. Por outro lado, o gosto do público tem melhorado. Parece que está voltando a ficar na moda ser brasileiro”, comenta.

Para os próximos meses, Nuts segue com as turnês solo e ao lado de Marcelo D2. Além disso, finaliza o disco que gravou com Hélcio Milito (1931–2014), baterista e percussionista do grupo Tamba Trio.

Festa Makossa
Dia 19/3, às 23h, no Espaço Floresta (Galeria dos Estados, Setor Comercial Sul). Ingressos a R$ 40 — valor de primeiro lote e sujeito a alteração. À venda nas lojas Koni (109 Norte, 206 Sul, 101 Sudoeste), Funhouse (Conic), Loja Kings (ParkShopping), Overstreet (Gilberto Salomão), Pedacinho (108 Norte), Quiosque Chiquita Bacana (Deck Norte) e pelo site Mob Produtora. Não recomendado para menores de 18 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?