Após treta com sertaneja, brasiliense Di Propósito vira sucesso no Brasil
Em quase um ano, pagodeiros da capital viveram polêmica com Naiara Azevedo, sucesso de Manda Áudio, gravação de DVD e nova gravadora
atualizado
Compartilhar notícia
Sabe aquela máxima de que há males que vem para o bem? Seguindo essa filosofia, o grupo de pagode brasiliense Di Propósito superou, em menos de um ano, uma polêmica com a cantora Naiara Azevedo, que poderia ter impedido o crescimento do grupo. O susto virou sucesso e, agora, a banda ganhou destaque nacional ao acertar contrato com a Sony no último mês de julho.
Tudo começou em outubro do ano passado, quando o grupo formado pelos amigos Kaique (voz), Laycon (Voz), Gege (Percussão), Xandy (Pandeiro), Pedrinho (Tantan), Mateusinho (Cavaco) e Acerola (Surdo), foram alertados pelos fãs de que a cantora Naiara Azevedo estaria gravando a música Manda Áudio, em parceria com Dilsinho, em cima de um arranjo praticamente idêntico ao usado pelo conjunto, em versão lançada por eles em 8 de agosto de 2019.
“Naquele momento, a gente achou que seria um baque muito grande, porque justo na hora que pensávamos ter acertado com a música, tudo isso aconteceu. E com a grandiosidade da artista na época, não que a gente se sentia meio apagado, mas era uma briga meio difícil de ganhar, por ser uma cantora já sólida no mercado”, revela Kaique.
Na época, o grupo chegou a acusar a artista de plágio, alegando o uso do mesmo arranjo, criação do produtor Boris junto ao arranjador Jota Moraes especialmente para a versão da banda, e pediram retratação da cantora. A confusão foi esclarecida rapidamente: Naiara revelou também ter comprado a letra da música e mostrou que tinha feito um arranjo próprio para sua versão.
“Ficamos tristes e um decepcionados. A gente era um pouco novo nesse meio artístico e quando ela (Naiara) lançou essa participação com o Dilsinho, dois artistas lá em cima, pensamos: ‘Agora que a música tava estourando. Não é possível que eles não viram, não mandaram nenhuma consideração”, disse o cantor.
Após a treta ser resolvida, Manda Áudio se tornou um verdadeiro sucesso, levando o grupo – que tinha o público majoritariamente em Brasília – ser reconhecido nacionalmente. A faixa possui mais de 14.5 milhões de plays no Spotify e 4 milhões de visualizações no clipe disponibilizado no YouTube.
“A gente fez tudo errado com Manda Áudio. Primeiro, colocamos nas plataformas digitais, depois veio o clipe, tudo assim sem sincronia (risos). Até porque a gente era muito novo nesse mercado digital, éramos artistas independentes antes da Sony. Juntamos a grana para lançar a música e o vídeo”, relembra o vocalista.
Virada na carreira
Com o sucesso do single, que passou a ser figurinha carimbada no repertório de artistas do gênero, principalmente nas lives, o Di Propósito viu rapidamente o nome do grupo ser conhecido além do “quadrinho”. Assim, veio a gravação do primeiro DVD e o acordo com a gravadora multinacional.
“É uma mistura de sentimentos! A gente não esperava isso tudo tão de repente. Vinhamos fazendo um trabalho bem sólido para alcançarmos tudo isso que tá acontecendo, mas surpreende ser tão rápido, até por conta das adversidades encontradas no caminho”, descreve.
Em julho, o grupo deu mais um passo ao reconhecimento nacional ao assinar acordo com a Sony Music. “Há fosse três ou quatro anos nós não estaríamos preparados. Tudo o que aconteceu no decorrer dessa caminhada foi para trazer essa maturidade e esse amadurecimento de hoje”, avalia Kaique.
“A gente sabia que sozinhos chegaríamos até um certo ponto, mas para passarmos disso, a gente precisaria de uma equipe e de quem realmente entende de fazer as coisas acontecerem”, completou.
Novas experiências
Com a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o grupo precisou conciliar a decolagem rumo ao estrelato com a falta de público, que atingiu todos os setores do entretenimento. Mas com a falta dos shows tradicionais, o Di Propósito se voltou a dois formatos de sucessos nesse período: as lives e as apresentações em drive-in.
“Nós fizemos um show em Porto Alegre no último final de semana, nossa estreia no drive-in. Eles receberam a gente com muito amor, uma energia absurda, que não fez a gente sentir tanta falta de um show presencial. Mas é muito diferente”, lamentou.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, o vocalista revelou que novos shows do Di Propósito em drive-in devem acontecer ainda neste mês, as apresentações estão em fases finais de negociação. Enquanto isso, o público pode curtir o lançamento da versão acústica de Manda Áudio e conferir o restante dos lançamentos do DVD gravado em fevereiro deste ano – a íntegra será disponibilizada em outubro.