Aos prantos, Gilberto Gil fala sobre Gal Costa: “Canto extraordinário”
A cantora Gal Costa morreu nesta quarta-feira (9/11), aos 77 anos. A causa da morte não foi informada por sua assessoria
atualizado
Compartilhar notícia
Além de Caetano Veloso, Gilberto Gil também participou ao vivo do Estúdio I, da GloboNews, para homenagear a cantora Gal Costa. Um dos ícones da música brasileira, a artista morreu nesta quarta-feira (9/11), aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada por sua assessoria de imprensa.
Gilberto Gil admitiu que dificuldade para falar sobre Gal Costa, por conta da emoção. Ao lado de Caetano Veloso, o cantor contou que a cantora o chamava de “jiló”. “A gente brincava que era uma dupla caipira: Jiló e Gaúcha”, disse o cantor, rindo.
“Ela apareceu quando eu também apareci, Caetano apareceu, nós todos nos aparecemos para todos nós. Tudo por causa de João, da bossa nova. Todos amávamos muito aquilo tudo, e aí ela apareceu porque ela gostava daquilo e acabamos nos encontrando todos em torno daquele encantamento pela música nova do Brasil”, disse Gilberto, quando questionado sobre como conheceu Gal Costa.
Gilberto Gil e Caetano Veloso se emocionam no #Estúdioi e relembram momentos marcantes com Gal Costa na Bahia: ‘Muita dificuldade para falar, muita emoção’, diz Gil.
➡ Assista ao @estudioi com @AndreiaSadi 📺: https://t.co/bFwcwLHmLH #GloboNews #Estúdioi pic.twitter.com/QMWaIPn8D5
— GloboNews (@GloboNews) November 9, 2022
Gil também comentou sobre a música que fez para Gal, intitulada Viagem Passageira: “Ela se queixou que eu não tinha feito uma música para ela, para o disco anterior. Ela já estava tão habituada a ter canções nossas, minha e do Caetano, para os trabalhos dela. [Ela reclamou] ‘Você não fez nenhuma música pra mim?'”.
“Fiz essa coisa sobre esse sentido passageiro da vida, a mochila de vivências que a gente carrega nas costas. Ela cantou com sentimento mesmo, profundo, que é o tema da canção”, disse o cantor, em prantos. “Ela era como ela cantava mesmo. Muito doce, sempre leve, não tinha peso”, completou.
Morre Gal Costa
A cantora Gal Costa morreu nesta quarta-feira (9/11), aos 77 anos, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), a artista marcou gerações com suas músicas e sua voz inigualável.
A assessoria de imprensa da artista não revelou o motivo da morte de Gal.
A cantora era uma das atrações do Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último final de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora.
Na ocasião, a equipe dela afirmou que ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo recomendações médicas.