metropoles.com

Aos 95 anos, morre a pianista Neusa França

Carioca radicada em Brasília desde 1959, a instrumentista compôs o Hino Oficial de Brasília e participou intensamente da vida musical da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Neusa França
1 de 1 Neusa França - Foto: Reprodução/YouTube

Personalidade da música instrumental brasileira e autora do Hino Oficial de Brasília, a pianista Neusa França faleceu na tarde desta terça (8/3), aos 95 anos. Ela sofreu um acidente vascular cerebral e passou os últimos dias internada no hospital Santa Luzia. Nascida em Campos (RJ), a musicista era radicada na capital desde 1959. Aqui, participou intensamente da vida artística da cidade.

Pianista desde criança, Neusa formou-se pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda no Rio, foi a primeira colocada em Educação Musical pelo Conservatório Villa-Lobos e, à época, recebeu o diploma de Alta Virtuosidade e Interpretação Pianística da mestra Magda Tagliaferro, de quem foi assistente e aluna.

Reprodução/Facebook
Neusa França em recital no auditório da Escola Parque, em 1961

 

Artista e professora
Neusa circulou fora do país, apresentando-se no prestigiado Carnegie Hall, em Nova York, e estudando música em Genebra, na Suíça. Em Brasília, tornou-se uma personalidade conhecida pela generosidade no ensino e pelo pioneirismo como professora, compositora, solista e regente. Deu aulas no Caseb, primeira escola de ensino fundamental da capital, e no Colégio Elefante Branco.

Anualmente, realizava o festival “Vamos Ouvir Música?”, acompanhada por amigos, alunos e convidados. Neusa era aposentada pela Escola de Música de Brasília e pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Além do trânsito pela música erudita, esteve entre os vários nomes que ajudaram a fundar o Clube do Choro.

Uma de suas realizações mais conhecidas foi a composição do Hino Oficial de Brasília, com letra do poeta cabixaba Geir Nuffer Campos. A capital adotou a música em 1961. Em 1997, os feitos de Neusa pela cidade foram consagrados com o título de Cidadã Honorária de Brasília, honra concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Na manhã desta quarta (9/3), Guilherme Reis, Secretário de Cultura, divulgou nota de pesar por meio da assessoria de imprensa da pasta:

“O dia 8 de março foi de homenagem às mulheres, mas também de luto a uma das nossas maiores guerreiras da música da capital federal. Neusa França, compositora do Hino a Brasília, faleceu na tarde de ontem, aos 95 anos, em decorrência de um AVC que a deixou internada por um mês no Hospital Santa Luzia. Lamentamos profundamente a perda desta querida artista pioneira no ensino e na difusão da música na capital federal. Nossos sentimentos à família da compositora e a toda a classe musical da cidade.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?