Aos 95 anos, morre a pianista Neusa França
Carioca radicada em Brasília desde 1959, a instrumentista compôs o Hino Oficial de Brasília e participou intensamente da vida musical da cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Personalidade da música instrumental brasileira e autora do Hino Oficial de Brasília, a pianista Neusa França faleceu na tarde desta terça (8/3), aos 95 anos. Ela sofreu um acidente vascular cerebral e passou os últimos dias internada no hospital Santa Luzia. Nascida em Campos (RJ), a musicista era radicada na capital desde 1959. Aqui, participou intensamente da vida artística da cidade.
Pianista desde criança, Neusa formou-se pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda no Rio, foi a primeira colocada em Educação Musical pelo Conservatório Villa-Lobos e, à época, recebeu o diploma de Alta Virtuosidade e Interpretação Pianística da mestra Magda Tagliaferro, de quem foi assistente e aluna.
Artista e professora
Neusa circulou fora do país, apresentando-se no prestigiado Carnegie Hall, em Nova York, e estudando música em Genebra, na Suíça. Em Brasília, tornou-se uma personalidade conhecida pela generosidade no ensino e pelo pioneirismo como professora, compositora, solista e regente. Deu aulas no Caseb, primeira escola de ensino fundamental da capital, e no Colégio Elefante Branco.
Anualmente, realizava o festival “Vamos Ouvir Música?”, acompanhada por amigos, alunos e convidados. Neusa era aposentada pela Escola de Música de Brasília e pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Além do trânsito pela música erudita, esteve entre os vários nomes que ajudaram a fundar o Clube do Choro.
Uma de suas realizações mais conhecidas foi a composição do Hino Oficial de Brasília, com letra do poeta cabixaba Geir Nuffer Campos. A capital adotou a música em 1961. Em 1997, os feitos de Neusa pela cidade foram consagrados com o título de Cidadã Honorária de Brasília, honra concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Na manhã desta quarta (9/3), Guilherme Reis, Secretário de Cultura, divulgou nota de pesar por meio da assessoria de imprensa da pasta:
“O dia 8 de março foi de homenagem às mulheres, mas também de luto a uma das nossas maiores guerreiras da música da capital federal. Neusa França, compositora do Hino a Brasília, faleceu na tarde de ontem, aos 95 anos, em decorrência de um AVC que a deixou internada por um mês no Hospital Santa Luzia. Lamentamos profundamente a perda desta querida artista pioneira no ensino e na difusão da música na capital federal. Nossos sentimentos à família da compositora e a toda a classe musical da cidade.”