Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos
A morte foi anunciada pelo companheiro de banda, Johnny Marr, que descreveu Andy Rourke como um “músico extremamente talentoso”
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma longa batalha contra um câncer, Andy Rourke, baixista do The Smiths, morreu nessa quinta-feira (18/5), aos 59 anos. A notícia foi publicada nas redes sociais por seu companheiro de banda, Johnny Marr, que o descreveu como um “músico extremamente talentoso”.
“É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático. Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música. Pedimos privacidade neste momento triste”, escreveu Johnny no Twitter.
O grupo, de Manchester, no norte da Inglaterra, foram formados em 1982 e se tornaram uma das bandas mais influentes da década de 1980. Rourke se juntou ao The Smiths em 1982 e tocou ao lado da banda até sua separação em 1987, antes do lançamento de seu quarto álbum de estúdio, Strangeways, Here We Come.
Em 2005, Rourke formou o supergrupo Freebass, junto com os baixistas Peter Hook, ex-New Order e Joy Division, e Gary Mani Mounfield, do Stone Roses e Primal Scream.