metropoles.com

Alice Caymmi mostra em Electra que deu muito certo no mundo da música

O novo disco da cantora traz releituras de sucessos do passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
alice
1 de 1 alice - Foto: Divulgação

Em recente entrevista, Nana Caymmi disse que sua sobrinha, Alice Caymmi, não deu mel. Vou me permitir a ousadia de discordar frontalmente dela. A jovem cantora da família deu muito certo, como prova o quarto disco da artista: Electra.

No álbum, ela canta acompanhada apenas do piano de Itamar Assiere. O reportório de 10 faixas é composto por leituras de novidades e pérolas da MPB. “O que diferencia Electra é a busca profunda e inesperada na obra de antigos compositores”, explica Zé Pedro, diretor artístico do projeto.

“Eu vejo como um dos lançamentos mais corajosos da minha carreira. No sentido de eu saber exatamente o que estou fazendo. Parece que o que sempre esteve em mim era o caminho certo o tempo inteiro. O básico, o ancestral, o fundamental”, explica Alice.

Músicas

Electra começa com De Qualquer Maneira (Candeia), uma faixa que evidencia a força vocal e grave da artista – sem medo de ser repetitivo, os primeiros 30 segundos são suficientes pra ver que Nana estava errada. Mesmo que Alice já tenha declarado que não deve resposta a ninguém, a artista cai no famoso chavão de “calar os críticos”.

Em seguida, vem Diplomacia, de Maysa. Faixa bem executada, mesmo que a cantora pareça pouco à vontade. O melhor dela fica para a próxima música: Areia Fina. A canção de Letuce conseguiu ficar mais impactante na voz de Alice: “Não quero o medo, o alimento dos covardes”, diz a artista em um trecho.

Tom Zé e Élton Medeiros são relidos pela artista em Mãe Solteira, um samba que ganha o tom melancólico pelas mãos de Alice. Medo é um fado de Reinaldo Ferreira e Alain Oulman, gravado originalmente por Amália Rodrigues.

Na sequência, a cantora interpreta Fracassos (Fagner), a excelente Pelo Amor de Deus (Tim Maia), Pedra Falsa (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro) e Me Deixe Mudo (Walter Franco).

Na última faixa, Alice homenageia o pai na música Aperta Outro. A música foi gravada originalmente no disco Cheiro Verde, de Danilo Caymmi (1977).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?