metropoles.com

Alcione critica fala de Bolsonaro sobre Nordeste: “Respeite Maranhão”

Cantora postou vídeo no Instagram repudiando declaração do presidente sobre a região, chamada de “paraíba” pelo pesselista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
alcione-maranhão
1 de 1 alcione-maranhão - Foto: Reprodução/Instagram

Maranhense, a cantora Alcione criticou as controversas declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o Nordeste. Na sexta-feira (19/07/2019), um áudio vazado de uma conversa com Onyx Lorenzoni, chefe da Casa Civil, flagrou o pesselista usando o termo “paraíba”, preconceituoso e ofensivo, para se referir aos governadores da região e, em especial, Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão.

“Quem quer respeito, se dá”, disse a Rainha do Samba. “E o senhor não está se dando o respeito. O senhor precisa respeitar o povo nordestino. Respeite o Maranhão”, exigiu, em vídeo postado no Instagram.

“O senhor tem medo de facada, tem medo de tiro, mas o senhor precisa ter medo do pensamento. O pensamento é uma força. Pense em mais de 30 milhões de nordestinos pensando contra o senhor? Comece a nos respeitar. Respeite o povo brasileiro”, falou Alcione, vestindo uma camisa personalizada com a bandeira do Maranhão.

 


Repercussão

Divulgadas ontem, após uma reunião matinal com jornalistas estrangeiros, as declarações de Bolsonaro sobre o Nordeste também repercutem no mundo político. Flávio Dino, alvo do ataque do presidente, disse à revista Época que estuda recorrer à Procuradoria-Geral da República (PGR) para denunciar o pesselista por racismo. Ele disse esperar retratação do presidente.

Ciro Gomes usou o Twitter para chamar Bolsonaro de “Magda das milícias”, em referência ao bordão da série de comédia Sai de Baixo, após a série de falas polêmicas do presidente.

Em nota coletiva, governadores do Nordeste também repudiaram a postura do pesselista.

“Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz o comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?