A Noite que Mudou o Pop mostra momentos incríveis de We Are the World
A Noite que Mudou o Pop é um documentário sobre o processo de gravação da faixa We Are the World, que virou um hino internacional
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista de divulgação do documentário A Noite que Mudou o Pop, lançado na última segunda-feira (29/1), na Netflix, Lionel Richie falou sobre a música We Are The World. Para ele, a música é um hino.
Pode ser que você discorde de Lionel Richie, mas é inegável que We Are the World é uma versão global do que Evidências representa no Brasil. Todos conhecem a música e é impressionante a quantidade de talentos reunidos para cantar os versos.
A Noite que Mudou o Pop registra os bastidores dessa gravação, que é, no fundo, um grande esforço de logística e reuniu 46 artistas, do porte de Lionel Richie, Michael Jackson, Tina Turner, Bruce Springsteen, Cindy Lauper, Ray Charles e outras estrelas.
A faixa vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro e se tornou um ícone da cultura pop.
Um dos casos mais curiosos de A Noite que Mudou o Pop é a forma como os produtores, liderados por Ken Kragen, reuniram essa quantidade de famosos. A partir do aceite de astros como Bob Dylan e Bruce Springsteen, os empresários iam convencendo outras estrelas a entrar no time.
Para unir todos na mesma data e horário, usaram a gravação do American Music Awards. Como todos os astros estariam em Los Angeles, o estúdio os recebeu para gravar We Are The World, composta numa parceria entre Lionel Richie, Michael Jackson e Quincy Jones.
Bastidores de We Are The World em A Noite que Mudou o Pop
O documentário mostra todos os desafios e bastidores dessa gravação, como, por exemplo, a ausência de Prince ou a definição de quais artistas teriam direito a um solo.
“O que fez We Are The World tão fantástico foi que nós pegamos o mundo de surpresa. Saiu rápido. Era uma época em que dava para surpreender alguém. Agora as pessoas estão cansadas. Estão mais interessadas em fazer delas mesmas famosas do que acompanhar algum famoso”, fala Lionel Richie.
O filme traz filmagens inéditas e entrevistas com alguns dos famosos que participaram da produção. Além de Lionel Richie, Bruce Springsteen, Smokey Robinson, Cyndi Lauper, Kenny Loggins, Dionne Warwick e Huey Lewis revisitam suas memórias junto com músicos, engenheiros e a equipe de produção sobre um dos momentos mais icônicos da história da música.
A Noite Que Mudou o Pop foi dirigido por Bao Nguyen e produzido por Julia Nottingham, a equipe por trás do aclamado documentário de Bruce Lee (Be Water).