A história por trás de “Purple Rain”, de Prince
Por pouco o principal hit do artista não ficou de fora do filme que contou a vida do cantor
atualizado
Compartilhar notícia
Muita gente acredita que a música “Purple Rain”, principal sucesso de Prince, foi escrita especialmente para o filme homônimo, estrelado pelo músico em 1984. No entanto, por pouco o hit que mexeu com uma geração não ficou de fora da trilha sonora da obra dirigida por Albert Magnoli.
O músico cantou a canção pela primeira vez no fim de agosto de 1983, durante o show na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos. Segundo o jornalista Alan Light, autor do livro “Let’s Go Crazy: Prince and the Making of Purple Rain”, o megastar, que na época era líder da “The Revolution”, esperou os fãs pedirem pelo bis no fim da apresentação para interpretar, pela primeira vez, o tema.No livro, Light lembra que não conseguiu tirar seus olhos da guitarrista Wendy Melvoin. “A garota com a guitarra só tem 19 anos. Não é apenas a primeira vez que ela vai tocar essa canção ao vivo, mas também é seu primeiro show como guitarrista do ‘The Revolution'”, escreveu.
Após uma introdução de três minutos e meio, o vocalista entrou com a primeira (e lendária) frase da canção “I never meant to cause you any sorrow” (Eu nunca quis te causar nenhuma mágoa) e cravou, para sempre, o seu nome na história da música pop. Durante o show, o produtor David Rivkin aproveitou para gravar a performance, que durou 13 minutos, e acabou servindo de base para a versão final.
https://www.youtube.com/watch?v=F8BMm6Jn6oU
Impressionado com o tema, o cineasta Albert Magnoli, que havia sido contratado para gravar o filme sobre a vida do cantor, quis saber mais sobre a canção. Ele convenceu Prince que a nova composição era o hit que o longa precisava. “Peraí, poderia até ser o nome do filme”, sugeriu Prince, segundo o livro de Alan Light. Entusiasmado com a ideia, o artista editou a faixa com novos vocais nos estúdios Sunset, em Los Angeles.
O resto é história. O disco “Purple Rain” vendeu mais de 20 milhões de cópias e ficou 24 semanas consecutivas na parada do Bilboard 200. Prince ganhou ainda o prêmio de melhor canção original da Academia por Purple Rain. O álbum foi escolhido pela Rolling Stone como um dos 500 melhores de todos os tempos.