metropoles.com

2015 em 10 shows: as melhores apresentações do ano, segundo o “Metrópoles”

Brasília foi palco para artistas de todas as tribos neste ano. A equipe de Entretenimento do site escolheu os momentos mais importantes do rock, MPB, sertanejo e música afro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Serra/Divulgação
Marcos Serra/Divulgação
1 de 1 Marcos Serra/Divulgação - Foto: Marcos Serra/Divulgação

No terceiro dia de retrospectiva 2015, o Metrópoles relembra as melhores apresentações musicais de 2015. “Apesar da crise”, Brasília recebeu shows nacionais e internacionais com estruturas impressionantes – sobretudo no (ainda subutilizado) Estádio Nacional Mané Garrincha. A capital também abrigou grandes nomes em performances inspiradas.

Confira a lista da nossa equipe:

Alessandro Dantas/Divulgação
Alessandro Dantas/Divulgação

Autoramas 
Banda essencial do rock independente brasileiro, o Autoramas esquentou a arena principal do Porão do Rock com nova formação: Érika Martins, Melvin e Fred Castro (ex-Raimundos) aderiram ao projeto de Gabriel Thomaz. O grupo tocou em pique acelerado e com o som na medida certa.

 

Divulgação
Divulgação

Gal Costa
“Estratosférica”, mais recente disco de Gal, é um adjetivo que faz jus à performance da cantora no palco. Tanto que, mesmo quando interpreta sucessos de outros tempos da carreira, mostra-se renovada, sem soar repetitiva.

 

Marcos Serra/Divulgação
Marcos Serra/Divulgação

Gil e Caetano
Em “Dois Amigos, Um Século de Música”, os cantores e compositores baianos celebraram, cada um, 50 anos de carreira. A apresentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães só teve uma ressalva: o preço. O valor dos ingressos impossibilitou muita gente de ver ao vivo dois dos principais artistas brasileiros.

 

André Frutuoso/Divulgação
André Frutuoso/Divulgação

Ilê Aiyê
Baluarte da arte baiana, o grupo trouxe um pedaço do bairro do Curuzu (Salvador) para a Praça dos Orixás, no Festival Abre Caminhos. Foi uma das melhores apresentações do evento, que também contou com o recém-lançado disco do grupo local Filhos de Dona Maria.

 

Rubens Cerqueira/Divulgação
Rubens Cerqueira/Divulgação

Jorge & Mateus
No início da noite de 10 de outubro, ainda havia quem duvidasse que a casa iria encher. A má impressão foi embora por volta das 23h30, quando, logo após o show de abertura de Matheus & Kauan, o Mané Garrincha começou a receber um mar de gente. Sem atropelos, pausas e as habituais repetições tão comuns a uma gravação de DVD, o show foi um afago na alma dos fãs da dupla sertaneja, que ouviu uma lista extensa de sucessos. O registro reuniu mais de 40 mil fãs.

 

Divulgação
Divulgação

Maria Bethânia
Inesquecível é o melhor adjetivo para resumir a apresentação em que Zélia Duncan, Arlindo Cruz, Lenine, João Bosco e Camila Pitanga fizeram em tributo à Maria Bethânia, no Prêmio da Música Brasileira. Ao final, a homenageada ainda subiu o palco e fechou o espetáculo com chave de ouro ao som de sucessos, como “Fera Ferida”.

 

Felipe Menezes/Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles

Pearl Jam
Com o carisma de uma banda que já soa tão clássica quanto qualquer formação setentista, Eddie Vedder comandou um espetáculo de arena catártico e festivo. Na primeira visita à cidade, o grupo articulou os vários hits grungeiros com momentos acústicos, jams e covers espertos, como “Redemption Song” (Bob Marley).

 

Divulgação
Divulgação

Smashing Pumpkins
Ainda que o repertório dos discos recentes atraia somente os fãs mais fervorosos, Billy Corgan e banda reviveram o vigoroso rock dos anos 1990 por meio de canções infalíveis (“Disarm”, “1979”, “Tonight, Tonight” e outras mais). Reservada para o bis, a versão acústica de “Today” encerrou um show ao mesmo tempo doce e pontiagudo, no mesmo tom das composições.

 

Rodrigo de Oliveira/Divulgação
Rodrigo de Oliveira/Divulgação

Tom Zé
Foi a chance dos brasilienses verem ao vivo o repertório do disco mais recente de Tom,”Vira Lata na Via Láctea”, lançado em novembro passado. No palco, o artista brincou com as palavras e as sílabas das canções, fazendo rir mesmo quando falou sério. Tom Zé é um dos melhores anticorpos que podemos desenvolver para este mundo aí fora.

 

YouTube/Reprodução
YouTube/Reprodução

Wesley Safadão
Aproximadamente 40 mil pessoas foram prestigiar um dos artistas mais badalados de 2015. A gravação do DVD teve tanto êxito que, em 30 janeiro de 2016, o cantor deve voltar à cidade para lançar o trabalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?