metropoles.com

Museu Nacional da República celebra aniversário com duas exposições

A partir de 15 de dezembro, o local contará com as exposições Aos Ventos Que Hão De Vir e Atualização do Sistema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida do Museu da República em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Museu da República em Brasília - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Museu Nacional da República comemora 17 anos de criação com duas exposições em dezembro. A partir de sexta-feira (15/12), o local receberá as obras da mostra coletiva Atualização do Sistema e também os trabalhos da exposição Aos Ventos Que Hão De Vir.

A exposição Atualização do Sistema, com curadoria de Ana Avelar, apresenta cerca de 140 obras organizadas em seis núcleos na galeria principal do Museu. A intenção é mostrar trabalhos que mostrem como dispositivos e ferramentas digitais intermediam nossas transformações da realidade.

“A mostra compreende a técnica humana como resultado da colaboração entre indivíduos, e seus frutos circulam como ideias – que são apropriadas, esticadas, invertidas, fragmentadas, costuradas e remixadas, gerando outras. Tudo parece ter sido inventado ontem, mas é ancestral, como os saberes que alicerçam a existência na Terra”, explica a curadora.

3 imagens
Museu Nacional da República
Museu Nacional da República
1 de 3

COLETIVO ENTREABERTO, Sem Título, 2010, fotomontagem 1_10, acervo MuN

Taís Castro
2 de 3

Museu Nacional da República

Divulgação
3 de 3

Museu Nacional da República

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O público poderá passear pelos núcleos Políticas de Circulação, Desobediências Tecnológicas, Corpo Coletivo, Linguagem, Mundos Virtuais e O Futuro É Agora para “avistar no horizonte mudanças de caráter colaborativo entre os diferentes”.

O Museu Nacional também receberá a exposição Aos Ventos Que Hão De Vir na mesma data. Com mais de 30 trabalhos entre vídeos, objetos, esculturas, fotografias, instalações, performances, sons e projetos, a mostra tem como objetivo pensar o acervo do museu não só a partir das obras de arte que constituem sua coleção, mas também seu prédio e sua territorialidade.

“É uma ação institucional importante, porque vamos deixar as obras, que na maior parte do tempo ficam na reserva técnica, à mostra para o público, e vamos fazer isso a partir de um olhar fundamentado em pesquisa do acervo”, conta a diretora do Museu Nacional, Sara Seilert.

Segundo a curadora Fernanda Lopes, pensar a arte fora do eixo Rio-São Paulo foi fundamental para a mostra. “Foi muito importante perceber como o acervo do Museu, reúne essencialmente obras que foram apresentadas no Museu antes de entrarem para a coleção, que são resultado das condições de existência e de funcionamento do Museu, ou que foram realizadas por artistas naturais ou residentes na região do Distrito Federal.”

Exposições Atualização do Sistema e Aos Ventos Que Hão de Vir
15 de dezembro de 2023 a 2 de julho de 2024, no Museu Nacional da República. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30. Entrada gratuita

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?