metropoles.com

Museu do Futuro: espaço de ciência e arte ocupará o Touring Club

O local, previsto para ser inaugurado em 2022, promete exposições interativas, misturando educação e entretenimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Touring Club
1 de 1 Touring Club - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Encravado em um ponto nobre da cidade, com vista para toda a Esplanada dos Ministérios, está o Touring Club — edifício assinado por Oscar Niemeyer e tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural. O prédio, que passou anos na busca por uma função, vai abrigar o Museu do Futuro.

Em cerca de 7 mil metros quadrados, a ideia é proporcionar um espaço de aprendizado que conecta inovação e arte. Exposições e instalações visarão despertar o interesse do público na ciência. A expectativa é de que o projeto fique pronto em 2022.

“Criamos um espaço onde a questão de ciência fosse vibrante, chamando atenção da população para questões ligadas à área, de maneira viva e intuitiva”, explica o Paulo Mól, diretor de operações do Serviço Social da Indústria (Sesi), que, ao lado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), administrarão o espaço.

O Museu do Futuro contará também com apoio do Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo, localizado em São Francisco, nos Estados Unidos. “As pessoas associam museu a algo contemplativo, mas vamos trazer exposições interativas, onde as pessoas terão contato direto com a ciência”, adianta Mól.

Além do apoio do Exploratorium, o Espaço Sesi Senai do Futuro também buscará colaborar com outros parceiros de renome internacional.

Corredor cultural

A localização foi um ponto positivo para a escolha do Touring Club. Em frente à plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, o local é de fácil acesso e também está próximo ao Museu Nacional Honestino Guimarães e à Biblioteca Nacional. “Pensamos, no futuro, ter um corredor cultural ali”, diz Mól.

Hugo Barreto/Metrópoles
Fachada será mantida para atender ao tombamento

O Touring Club era um dos poucos prédios privados desenhados por Oscar Niemeyer em Brasília. O edifício foi adquirido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) neste mês. Por ficar em área tombada, as regras da gestão patrimonial serão preservadas.

Nos últimos anos, a construção e a área ao redor tiveram várias finalidades. Na parte debaixo, o local se transformou em anexo da rodoviária para ônibus do Entorno. Também se tornou sede de um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas do GDF. E até recebeu uma edição da Casa Cor, em 2007.

“Vamos reparar e manter o desenho original da fachada, instalando os equipamentos na área interna. Queríamos um espaço ligado à cultura e à história de Brasilia. Vai ser um presente para a cidade”, conclui Mól.

As próximas etapas do Museu do Futuro envolvem a reforma e reparo do edifício. A previsão é que a inauguração ocorra em 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?